A Revista Bem-Te-Vi e a educação para os indígenas na reserva de Dourados/MT na primeira metade do século XX

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13104

Palabras clave:

História da educação. Ensino para os indígenas. Revista Bem-te-vi. Positivismo.

Resumen

O projeto de civilização e educação desenvolvido pelos missionários protestantes na primeira metade do século XX para as etnias, Kaiowá, Guarani e Terena da Reserva Indígena de Dourados (RID), região Sul de Mato Grosso (MT), contou com a circulação da revista metodista Bem-te-vi, a partir de 1922. Assim, o artigo analisa a educação ministrada aos indígenas nesse período com base nos conteúdos abordados na Revista, buscando relacionar o projeto de educação à teoria positivista. Para compor as análises realizadas neste texto, foi preciso recorrer a documentos do Posto Indígena Francisco Horta, disponíveis nos arquivos do Museu do Índio do Rio de Janeiro, ao jornal protestante O Estandarte, disponibilizado para consulta online e a revista Bem-te-vi. Os resultados apontaram que a imprensa evangélica contribuiu com o projeto de educação, evangelização e “civilização” direcionado aos indígenas, por meio de conteúdos. Assim, podemos constatar que essa imprensa priorizava a formação de sujeitos cristãos e civilizados, alcançando desse modo, o estado de desenvolvimento.

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Biografía del autor/a

Cristiane Pereira Peres, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestrado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Doutoranda em Educação pela UFGD. Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação, Memória e Sociedade (GEPHEMES).

Alessandra Cristina Furtado, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutorado e Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP). Professora Associada II da Faculdade de Educação da FAED/UFGD. Leciona nos Cursos de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). É coordenadora do GT 2 – História da Educação da ANPED CO (2018-2020). Editora da Revista Educação e Fronteiras. Investiga temas ligados à História, História da Educação, Instituições Escolares, Formação Docente, Escola Normal e Educação. Líder do Grupo de Pesquisa História da Educação, Memória e Sociedade (GEPHEMES/UFGD).

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Documento

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REVISTA BEM-TE-VI, Ano XX, n. 3, mar. 1942.

Publicado

2020-12-18

Cómo citar

Peres, C. P., & Furtado, A. C. (2020). A Revista Bem-Te-Vi e a educação para os indígenas na reserva de Dourados/MT na primeira metade do século XX. Horizontes - Revista De Educação, 9(16), 1–15. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13104

Número

Sección

Dossier - ¿Qué puede hacer la educación en el contexto actual? Financiamiento, Planificación y Calidad Social