Programa de acompanhamento escolar da rede municipal de ensino de Dourados-MS: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10076Palabras clave:
Alfabetização. Formação continuada. Dificuldades de aprendizagens. Alfabetização infantil.Resumen
O relato apresenta a experiência do Programa de Acompanhamento Escolar (PAE) que configurou-se em atendimento à criança com dificuldade de aprendizagem no processo de alfabetização e em formação continuada com os profissionais alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino (REME) de Dourados-MS, no período de 2005 a 2012. Essa experiência parte do princípio de que a superação do fracasso na alfabetização inicial encontra-se no interior da escola, no trabalho coletivo e na formação continuada dos educadores. Expõe ações da mantenedora, Secretaria Municipal de Educação, nesse âmbito como proposição de política educacional, que consiga articular junto às escolas caminhos possíveis para o auxílio e superação das questões de evasão e repetência nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, assim, intervir na realidade escolar contribuindo para o avanço do desempenho da criança. Do total de crianças matriculadas nos anos iniciais do período destacado, 29,42% foram contempladas no programa e aproximadamente 78,8% do total atendido obtiveram êxitos como elevação da auto-estima, companheirismo, maior interesse pela escola e pela aprendizagem, e foram aprovadas no ano escolar.
Descargas
Citas
BRASIL. Lei n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, Brasília-DF: 1996.
DOURADOS. Minuta do Plano Municipal de Educação. Secretaria Municipal de Educação. Dourados-MS: SEMED, 2004.
KRAMER, S. Avanços retrocessos e impasses da política de educação pré-escolar no Brasil. Revista Educação e Sociedade, São Paulo, n. 28, 1987.
KRAMER, S.; SOUZA, S. J. Debate Piaget Vygotsky e as políticas educacionais. Caderno Pesquisa, n. 77, p. 69, maio 1991.
LEONTIEV, A N. Actividad, conciencia y personalidad. Buenos Aires: Ediciones ciencias del hombre, 1978.
LIMA, E. C. A. S. S. O conhecimento psicológico e suas relações com a educação. Em Aberto, Brasília, ano 9, n. 48, out./dez. 1990.
OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sóciocultural. São Paulo: Scipione, 1995.
SMOLKA, A. L. B.; GÓES, M. C. R. de (Orgs.). A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. 3. ed. Campinas–SP: Papirus, 1994. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
SMOLKA, A. L. B. O trabalho pedagógico na diversidade (adversidade?) da sala de aula. In: Anais... 1º Seminário sobre “Dificuldade e distúrbios de aprendizagem”. Faculdade de Ciências Médicas. UNICAMP: 1988.
VASCONCELLOS, C. S. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Editora Libertad, 1993.
VIANNA, H. M. Pesquisa em educação: a observação. Brasília: Líber, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).