Estratégias didáticas no ensino de geometria: relato de experiência em uma escola pública de Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.8780Keywords:
Estratégias didáticas. Recursos educacionais. Geometria Espacial. Ensino Fundamental.Abstract
Este relato descreve e analisa as inter-relações sobre o ensino e a aprendizagem da Geometria Espacial (GE) com uso de tecnologias digitais e material concreto. As teorias embasadoras desta proposta se reportaram à Taxonomia de Bloom (TB) e à Sequência Fedathi (SF). O público-alvo da experimentação foi composto por três turmas do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada em Fortaleza (CE). Os resultados mostram que o planejamento didático da aula, com base na TB e SF, aliado à inserção de tecnologias, estimularam, dirigiram e envolveram, eficientemente, a ação docente, o objeto do saber da GE, em conformidade com os conhecimentos prévios e motivação dos estudantes.Downloads
References
ANDERSON, L. W.; KRATHWOHL, D. R.; BLOOM, B. S. “A taxonomy for learning, teaching and assessing:a revison of bloom’s taxonomy of educational objectives”. Nova York: Addison Wesley Longman, 2001.
BORGES NETO, H. (Org). et al. “Sequência Fedathi: uma proposta pedagógica para o ensino de matemática e ciências”. Fortaleza: UFC, 2013.
BORGES NETO, H. (Org). “Sequência Fedathi no ensino de matemática”. Curitiba: CRV, 2017.
CHURCHES, A. “Bloom's digital taxonomy”. 2009.
DANTE, L. R. “Projeto teláris: matemática (6º ano)”. São Paulo: Ática, 2012.
FILATRO, A. CAIRO, S. “Produção de conteúdos educacionais”. São Paulo: Saraiva, 2015.
JOYE, C. R. “Didáticas e metodologias do ensino médio e da educação professional”. Fortaleza: SETEC/IFCE, 2013.
LORENZATO, S (Org). “O laboratório de ensino de matemática na formação de professores”. Campinas: Autores Associados, 2006. - (Coleção formação de professores).
MATTAR, J. “Games em educação: como os nativos digitais aprendem”. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2010.
MOREIRA, M. M. “Uso de softwares educativos no estudo da geometria espacial: estudo de caso”. Monografia de conclusão de curso. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE, 2009.
ROCHA, E.M. et al. “Uso da informática nas aulas de matemática: obstáculo que precisa ser superado pelo professor, o aluno e a escola”. In: XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação/ Interação entre as Ciências: Desafio para a Tecnologia da Informação. Rio de Janeiro. Anais do Workshop de Informática na Escola. 2007. Disponível em http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/951. Acesso em 31/05/2018.
SANTANA, J. R. “Do novo pc ao velho pc: a prova no ensino de matemática a partir do uso de recursos computacionais”. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).