Atuação de professores homens na educação básica: um estado da arte sobre a produção acadêmica
Keywords:
Educação Básica. Gênero. Estado da arte.Abstract
Este artigo constitui-se estado da arte que pretendeu levantar, analisar e discutir as produções acadêmicas nacionais acerca da atuação de professores homens na Educação Básica. De caráter bibliográfico, abarcou qualitativamente e quantitativamente teses, dissertações, trabalhos de iniciação científica, publicações em periódicos e comunicações em anais de eventos da área. Como evidências pode-se apontar que a predominância feminina na docência ocorreu devido à construção histórica de um pensamento que liga a mulher à maternidade. É relevante o fato da realidade salarial da docência infantil que afastou os homens dos níveis iniciais do ensino. Também chama atenção a escassez de discussões do tema nos estados mais afastados dos grandes centros de pesquisa e que a maioria dos pesquisadores são mulheres, demonstrando que os homens podem ainda não ter despertado o interesse pela temática.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).