THE SKY OF INDIGENOUS PEOPLES:

A COGNITIVE JUSTICE PROPOSAL TOWARDS PLURAL PEDAGOGIES AND DEMOCRACIES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v11i18.16602

Keywords:

O céu dos povos indígenas, Astronomia Indígena, Giro decolonial, Epistemologias do Sul, Justiça cognitiva

Abstract

Enquanto instrumento propiciador de um pensar decolonial e como meio de reconhecimento de epistemologias invisibilizadas pela ciência moderna, propomos apresentar uma possibilidade de observar o céu pela ótica dos povos indígenas Guarani Kaiowá, Guarani Ñandeva e Terena, habitantes do estado de Mato Grosso do Sul e em áreas urbanas. Sob as perspectivas de teóricos da decolonialidade, demonstramos uma postura emancipadora sobre Astronomia, História Indígena e Literatura ao adotarmos estudos tendentes a expressarem um pensar decolonial e a ideia de uma “ecologia de saberes” que possibilitam a recuperação de práticas e saberes de diferentes grupos sociais. Neste contexto, o livro O céu dos índios de Dourados, Mato Grosso do Sul, de Germano Bruno Afonso e Paulo Souza da Silva (2012), ilustra o caminho teórico-conceitual proposto para um pensar do Sul, rumo à pedagogias e democracias plurais.

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Author Biographies

Anna Maria Ribeiro F. M. da Costa, Docente do Univag Centro Universitário de Várzea Grande

Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Docente do Univag Centro Universitário de Várzea Grande.
Membra do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.
E-mail: anna-edu@hotmail.com
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1759-0281

Rosemar Eurico Coenga, Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UNIC/IFMT)

Doutor em Teoria Literária e Literatura pela Universidade de Brasília (UNB).
Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UNIC/IFMT).
E-mail: rcoenga@gmail.com
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9317-8120

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Published

2022-12-12

How to Cite

Costa, A. M. R. F. M. da, Costa, L. R. F. M. da, & Coenga, R. E. (2022). THE SKY OF INDIGENOUS PEOPLES:: A COGNITIVE JUSTICE PROPOSAL TOWARDS PLURAL PEDAGOGIES AND DEMOCRACIES. Horizontes - Revista De Educação, 11(18), 148–168. https://doi.org/10.30612/hre.v11i18.16602

Issue

Section

DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS SUL-SUL