O processo de formulação do Plano Municipal de Educação de Dourados-MS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.10055

Keywords:

Políticas públicas. Planejamento educacional. Plano Municipal de Educação.

Abstract

Esse artigo apresenta o processo de formulação do Plano Municipal de Educação (PME) do município de Dourados, Mato Grosso do Sul. Teve como objetivo analisar como se deu o processo de elaboração do PME; bem como os embates vivenciados durante o processo de formulação do documento. Essa pesquisa é parte do resultado de uma Dissertação de Mestrado, da Linha de Pesquisa “Política e Gestão da Educação”, do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A pesquisa está pautada em estudo qualitativo e pesquisa documental, foram consultadas bases de dados preparadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (INEP). O estudo do tema tem relevância social na medida em que pode oferecer significativas contribuições para a melhoria da qualidade da educação básica de Dourados, tendo como norte as metas e estratégias formuladas no PME.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Flávia Paula Nogueira Aranda, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Possui graduação em Pedagogia (UFGD) e Especialização em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar. Docente efetiva da Rede Municipal de Dourados-MS.

 

 

Fábio Perboni, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/Presidente Prudente (2016), Mestre em História pela UNESP/Franca (1999), e graduação em Pedagogia pela União das Faculdades dos Grandes Lagos / UFSCar (2011) e em História pela UNESP/Franca (1996). Atualmente está vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados FAED / UFGD e ao programa de pós graduação da mesma instituição. É coordenador do GT 05 da ANPED / CO - Grupo de Trabalho Estado e Política Educacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação / Região Centro Oeste. Desenvolve pesquisas junto ao Grupo de Estudo e Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE - UFGD), ao Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF - UEMS) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE - UNICAMP). Tem experiência em pesquisa na área de Políticas Educacionais, com ênfase principalmente nas seguintes temáticas: Gestão Educacional, Avaliação Educacional, Formação de Professores e Educação Integral

References

BRASIL. Lei Nº 13.005 de 25 de Junho de 2014 . Plano Nacional de Educação. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/conhecendo-o-pne>. Acesso em: 26 fev.2017.

BRASIL. Ministério da educação. Planejando a próxima década. Brasília, DF.2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf. Acesso em: 15 jan. 2017.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Planos Nacionais de Educação no Brasil. In: FERREIRA, Eliza Bartolozzi; FONSECA, Marília. (Orgs.) Política e Planejamento educacional no Brasil do século 21. Brasília: Liber Livro, 2013. p.25-34.

DOURADOS. Lei Nº 3.904 de 23 de Junho de 2015. Plano Municipal de Educação. Disponivel em : <http://www.dourados.ms.gov.br/wp-content/uploads/2015/07/Lei-n%C2%BA-3904-PME-Dourados-MS.pdf. > Acesso em: 20 out.2016.

DOURADOS. Prefeitura Municipal de Dourados (Site oficial). Disponível em: <http://www.dourados.ms.gov.br/index.php/plano-municipal-de-educacao-e-finalizado-em-dourados/> Acesso em: 05 maio 2016.

DOURADOS. Prefeitura Municipal de Dourados (Site oficial). Disponível em: http://www.dourados.ms.gov.br/index.php/forum-municipal-de-educacao-de-dourados-e-dia-14-de-marco/. Acesso em 14 jun.2019.

GODOY, Arlinda Schimidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901995000200008>. Acesso em: 19 ago. 2017.

IBGE. Sistema IBGE de Recuperação Automática - SIDRA. Disponível: site. http://www.sidra.gov.br/bda/tabela/listabl.asp. Acesso em 17 maio 2016.

PALUMBO, Dennis J. A abordagem de política pública para o desenvolvimento político na América. In: Política de capacitação dos profissionais da educação. Belo Horizonte: FAE/IRHJP, 1994.p. 35-61.

PINTO, Isabela Cardoso de Matos. Mudanças nas Políticas Públicas: a perspectiva do ciclo de política. Rev. Pol. Públ. São Luis, v. 12, n. 1, p. 27-36, jan./jun. 2008.

SHIROMA, Eneida Oto; CAMPOS, Roselane Fátima; GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 427-446, jul./dez. 2005.

SIMTED. Site Oficial Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados. Disponível em: http://www.simted.org.br/noticias/secretaria-municipal-de-educacao-realiza-seminario-livre-sobre-plano-de-educacao. Acesso em: 22 fev. 2016.

SOUZA, Aécio Candido de. Educação profissional e cidadã: integração à sociedade. In: Sistema Nacional de Educação e o PNE. Magna França (org). Brasília:Liber Livro,2009. UFRN. p.223-256.

Published

2019-12-19

How to Cite

Aranda, F. P. N., & Perboni, F. (2019). O processo de formulação do Plano Municipal de Educação de Dourados-MS. Horizontes - Revista De Educação, 7(14), 216–228. https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.10055

Issue

Section

Artigos Fluxo Contínuo