Padrão FIFA na copa do mundo e na Educação Física escolar: os megaeventos esportivos como possibilidade pedagógica para a formação de um aluno com pensamento crítico e autônomo

Autores

  • Miguel Archanjo de Freitas Junior Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Edilson de Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v6i11.8310

Palavras-chave:

Educação Física Escolar. Colégio público. Cidadania. Megaeventos.

Resumo

O presente estudo descreve e analisa qualitativamente o caso do “Projeto PIBID na Copa do Mundo” que foi desenvolvido em um colégio público localizado na cidade de Ponta Grossa – PR. Esta atividade foi organizada pelos pibidianos de Educação Física, contou com a participação de aproximadamente 400 alunos do ensino fundamental e médio e foi desenvolvido durante dois meses. O principal objetivo foi proporcionar aos alunos reflexões sobre os legados tangíveis e intangíveis de uma copa do mundo. Após o término das atividades, textos escritos pelos alunos foram analisados, os quais eles deveriam colocar seus posicionamentos a respeito da realização da Copa do Mundo 2014 no Brasil. Utilizou-se como suporte metodológico o Discurso do Sujeito Coletivo (LEFÈVRE et. al., 2000). Verificou-se que a grande maioria dos alunos se apresentam contrários a realização do mundial devido aos excessos de investimentos públicos, os quais não são repassados para a educação e saúde. Conclui-se que cabe ao professor provocar estas reflexões e assim contribuir para a formação de um aluno com pensamento crítico e autônomo.

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Biografia do Autor

Miguel Archanjo de Freitas Junior, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pró-Reitor de Graduação e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas e do Departamento de Educação Física da UEPG.

Edilson de Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas e Graduado em Licenciatura em Educação Física, ambos na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor Colaborador do Departamento de Educação Física da UEPG.

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Publicado

2018-12-19

Como Citar

Freitas Junior, M. A. de, & Oliveira, E. de. (2018). Padrão FIFA na copa do mundo e na Educação Física escolar: os megaeventos esportivos como possibilidade pedagógica para a formação de um aluno com pensamento crítico e autônomo. Horizontes - Revista De Educação, 6(11), 5–17. https://doi.org/10.30612/hre.v6i11.8310

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo