Enturmação e autoconceito: um estudo de caso embasado na teoria da atribuição causal
Palavras-chave:
Autoconceito. Psicologia social. Educação.Resumo
Vários fatores que influenciam o fracasso escolar já foram estudados até o presente momento, como os sócio-econômicos, os familiares, os culturais, etc. Neste trabalho, no entanto, privilegia-se a abordagem psico-social deste problema, com base na Teoria da Atribuição Causal. Foram estudados alunos de sexta série de uma escola pública de Belo Horizonte, inseridos em duas diferentes turmas: uma predominantemente composta por alunos repetentes e outra composta por alunos com melhores rendimentos. A entumação, naquela escola, era feita baseada no rendimento dos estudantes. Questionários foram aplicados aos alunos. O número de satisfeitos com as respectivas turmas é bem menor na turma considerada ruim. Os alunos demonstram grande número de atribuições internas (inerentes aos próprios alunos) para sua enturmação, indicando autoconceito positivo na turma considerada melhor e negativo na turma pior. O sucesso e o fracasso dos alunos nesta escola, dessa forma podem ter sido influenciados por fatores atributivos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).