Orientações curriculares para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: entre o local e o nacional (1980-2012)
Palavras-chave:
Orientações curriculares. Ensino de história. Anos iniciais.Resumo
Este estudo trata do percurso histórico das orientações curriculares para o ensino de história dos anos iniciais do ensino fundamental. Tem por objeto de estudo as orientações nacionais e locais para o ensino de história dos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo principal deste estudo é cartografar e analisar os documentos orientadores desse ensino no período de 1980 a 2012. A metodologia utilizada é a pesquisa documental. Este estudo apresenta inicialmente um breve histórico do ensino de História e das orientações curriculares nacionais e locais para o ensino de História desde a década de 1980 até 2012. Em seguida destaca as mudanças e permanências nas orientações teóricas deste ensino. Conclui que uma nova forma de se pensar o ensino de história tem se consolidado nas prescrições nacionais e locais, contrapondo-se ao ensino tradicional.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).