Os estágios que constituem a história da pré-escrita: reflexões a partir dos experimentos realizados com crianças não alfabetizadas
Palavras-chave:
Estágios da pré-escrita. Alfabetização. Luria.Resumo
Neste artigo apresentamos alguns dados da educação no solo da Revolução Russa de 1917 que contribuíram para o surgimento da teoria histórico-cultural, liderada por Vigostski e desenvolvida por um grupo de pesquisadores russos. Luria, que fazia parte deste grupo, desenvolveu uma pesquisa de espantosa contemporaneidade sobre a escrita, apresentando os diversos estágios da pré-escrita que a criança assimila antes de entrar na escola, considerados fundamentais para a aquisição da linguagem escrita. Para melhor compreender os estágios apresentados por Luria, replicamos os experimentos com algumas crianças, observando pessoalmente os diversos estágios que ela percorre até chegar á escrita simbólica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).