Formação inicial e continuada: o papel do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE/UFGD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13092

Palavras-chave:

Formação docente. Interdisciplinaridade. PIBID. LIFE.

Resumo

Atualmente a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) conta com um espaço “comum” de formação docente, denominado Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE/UFGD), que vem atuando deste 2015 na formação inicial e desempenha também um papel importante na formação continuada para os professores da Rede Básica de Ensino. O presente artigo tem como objetivo divulgar este espaço de formação e apresentar algumas das atividades que vêm sendo realizadas a partir das formações com bolsistas e professores parceiros do projeto. O desenvolvimento das atividades formativas, dá-se por discussões de metodologias de ensino interdisciplinar, fundamentadas nas pesquisas de Ivani Fazenda, Edgar Morin, Gaudêncio Frigotto e outros estudiosos que contribuem para as discussões do ensino interdisciplinar. As ações interdisciplinares realizadas nas escolas são planejadas de acordo com os Planos Pedagógicos das escolas parceiras do LIFE/UFGD, possibilitando sua inserção no contexto escolar da rede pública. Espera-se que o LIFE/UFGD possa continuar contribuindo para uma formação diferenciada e com qualidade, ampliando suas ações à medida que novas demandas das escolas e possivelmente da própria UFGD sejam solicitadas a este espaço de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana de Fátima Vilela Biscaro, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Docente na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Sandra Regina Oliveira de Souza, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Docente FACET na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Maria Adriana Torqueti Rodrigues, Rede Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS)

Professora Mestre da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS)

Aldrin Cleyde Cunha, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Docente da UFGD/FAIND

Adailton José Alves da Cruz, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Docente da UFGD/FACET

Referências

AUSUBEL, D. P. A Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo, Moraes, 1982.

BISCARO, A. F.V. CUNHA, A. C. ARANDA, M. A. M. Contribuições do LIFE na UFGD para o PIBID na formação inicial e continuada de docentes. IN: MOURA, N. S. P., ARANDA, M. A. M. SANGALLI, A. BISCARO, A.F.V. PIBID na UFGD: Relatos de Experiências Pedagógicas (2014-2017). 1 ed. Dourados (MS): Paco, 2018. Cap I, p. 01 – 15. V 2.

BRASIL. Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 09/06/2019.

BRASIL. Ministério da Educação-MEC, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática. Brasília, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação-MEC, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, 2006.

BRASIL. Portaria nº. PORTARIA Nº 104, DE 13 DE JULHO DE 2012. Dispõe sobre o Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores - LIFE, no âmbito da CAPES. Brasil, 2012. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria-n-104-de13072012.pdf. Acesso em: 04/09/2019.

DOMINGS, Y., Crevecoeur, Y. C., & Ralabate, P. K. Universal design for learning. Meeting the needs of learners with autism spectrum disorders. In K. I. Boser, M. S. Goodwin& S. C. Wayland (Eds.). Technology tools for students with autism. Innovations that enhanceindependence and learning (pp.21-41). Baltimore: Paul Brookes Publishing.2014.

FAZENDA, I. C. A.; Didática e Interdisciplinaridade. 13° ed. Campinas, São Paulo: 2008.

FAZENDA, I. C. A.; Práticas Interdisciplinares na Escola. 12° Ed. Cortez; São Paulo, 2011.

FRIGOTTO, G.; A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais: Revista do Centro de Educação e Letras; Ideação, Vol. 10, N°1 –p.41-62, 2008. Disponível em http://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4143. Acesso em 13/08/2019.

GATTI, B. A.: Formação de Professores; Condições e Problemas Atuais. Revista Internacional de Formação de Professores. Itapetininga, 2016.

MANSILLA, V. B.; MILLER, W. C.; GARDNER, H. Ondisciplinarylensesandinterdisciplinarywork. In: WINEBURG, S. S.; GROSSMAN, P. M. (Ed.) Interdisciplinary curriculum: challenges to implementation. New York: Teachers College Press, 2000.

MEYER A, ROSE D. H. GORDON D. Universal Design for Learning: Theory & Practice includes,CAST Professional Publishing 2014.

NUNES, C. , MADUREIRA, I. Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas, Da Investigação às Práticas, p. 126 – 143, 2015.

MORIN E. Os setes saberes necessários a educação do presente. Ed. Cortez; UNESCO. Brasília, 2013.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: Pimenta, S.G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

RAJEWSKY, I. A fronteira em discussão: o status problemático das fronteiras midiáticas no debate contemporâneo sobre intermidialidade. In: DINIZ, T. F. N. e VIEIRA, A. S. (Orgs). Intermidialidade e Estudos Interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte. FALE/UFMG, 2012.

RAPP, W. H. Universal design for learning in action: 100 ways to teach all learners. Baltimore: Paul Brookes Publishing, 2014.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Biscaro, A. de F. V., Souza, S. R. O. de, Rodrigues, M. A. T., Cunha, A. C., & Cruz, A. J. A. da. (2020). Formação inicial e continuada: o papel do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE/UFGD. Horizontes - Revista De Educação, 9(16), 1–13. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13092

Edição

Seção

Dossiê - O que pode a Educação no contexto atual? Financiamento, Planejamento e Qualidade Social