Animações virtuais sobre a replicação do DNA e a teoria cognitiva de aprendizagem multimídia

Autores/as

  • Nicki Rosberg Ferreira Maia Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10489

Palabras clave:

Animações Virtuais. Aprendizagem Significativa. Ensino de Biologia. TCAM.

Resumen

A proposta deste estudo consiste em analisar animações virtuais relacionados à temática "replicação do DNA" baseado em alguns princípios da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM) de Mayer (2005). Para a avaliação, foram selecionadas algumas animações de acesso livre, que apresentassem uma boa qualidade técnica e a demanda em visualizações na plataforma do Youtube. Nessa pesquisa demonstrou-se que as animações relacionadas ao tema replicação do DNA não levarem em consideração os princípios da TCAM, o que consequentemente pode ocasionar uma sobrecarga cognitiva e gerar uma ineficiência no processo de ensino aprendizagem. Existe, no entanto, a necessidade de se discutir que materiais instrucionais ou objetos de aprendizagens como as animações virtuais sobre a replicação do DNA, antes de serem utilizadas em sala de aula pelos professores passem pelo tratamento metodológico e que se fundamentem em critérios de avaliações pedagógicas da TCAM tanto em sua produção como em sua aplicação.

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Biografía del autor/a

Nicki Rosberg Ferreira Maia, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

Ensino de Ciências

Citas

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Publicado

2020-12-18

Cómo citar

Maia, N. R. F. (2020). Animações virtuais sobre a replicação do DNA e a teoria cognitiva de aprendizagem multimídia. Horizontes - Revista De Educação, 9(16), 1–17. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10489

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo