Participação da sociedade civil nas reformas educacionais dos anos de 1990 na América Latina

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v21i40.18194

Palabras clave:

Sociedade civil, Reforma educacional, América Latina

Resumen

O estudo objetiva demonstrar como o conceito de participação foi apropriada para a realização dos objetivos neoliberais, no contexto das reformas educacionais ocorridas no Chile e na Argentina, nos anos de 1990. Ambos os países enfrentaram graves crises econômicas, buscando ajuda do FMI e do Banco Mundial, o que resultou em condições para implementar reformas estruturais, especialmente na educação. Durante as ditaduras militares, as bases dessas reformas foram lançadas, mas foi nos anos 90 que elas se consolidaram. Essas reformas refletem uma tendência neoliberal na América Latina, onde a sociedade civil teve seu papel despolitizado e a participação foi frequentemente instrumentalizada para legitimar agendas políticas e econômicas. Isso resultou em uma participação simbólica, desprovida de real influência na formulação de políticas educacionais, enquanto o empresariado ganhava cada vez mais influência sobre a educação, enquanto o poder de decisão foi transferido para grandes organizações e instituições. Assim, a imagem de uma sociedade civil ativa e participativa se dissolveu em uma participação simbólica, marcando uma mudança paradigmática nas novas democracias sob influência do neoliberalismo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nicole Claro Moreira de Morais, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Citas

ANTONIOLLI, Katia Maria Amorim Brandão. A sociedade argentina no período ditatorial: um olhar crítico com base em Bourdieu. Conedu. 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/ebooks/conedu/2021/ebook1/TRABALHO_EV150_MD7_SA100_ID8298_08102021092348.pdf. Acesso em: 24 mar. 2024.

BARREYRO, Gladys Beatriz. A função das políticas compensatórias na reforma educacional da década de 1990, na Argentina. Educar em Revista, n. 22, p. 99–114, jul. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.314

CANAVESE, Mariana. Estado y educación en Argentina: una aproximación a los usos de Foucault para pensar sobre la Ley Federal de Educación de 1993. Revista Brasileira de História da Educação, v. 20, p. e108, 2020. DOI: https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e108

COSTA, Fabio Luciano Oliveira. As reformas educacionais na América Latina na década de 1990. Ver a Educação, v. 12, n. 1, p. 65-88, jan./jun. 2011 DOI: https://doi.org/10.18542/rve.v12i1.1002

GUERRERO, Maria Verônica Leiva; OSORIO, Elizabeth Donoso. Politicas educativas del sistema escolar chileno: privatización, políticas de mercado, subsidio a la demanda, libertad de elección y accountability. In: SCHNEIDER, Marilda Pascoal (org.). Dispositivos de accountability em perspectiva: limites e alternativas à política de avaliação educacional. 1 ed – Curitiba: Appris, 2021, p. 100 – 116.

LIMA, Iana Gomes de; GANDIN, Luís Armando. Entendendo o estado gerencial e sua relação com a educação: algumas ferramentas de análise. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, p. 69-84, jan./jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i1.0004

LUZ, Liliene Xavier. Participação do empresariado na educação no Brasil e na Argentina. Campinas/SP, 2009.

PERBONI, Fabio; FARIAS, Alessandra Fonseca; NOGUEIRA, Isadora de Souza. Formação de professores dos anos iniciais da escolarização: um estudo comparado entre Argentina, Brasil e Paraguai. Jornal de Políticas Educacionais. V. 15, e83188. Dezembro de 2021. DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83188

PERONI, Vera Maria Vidal; OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari de; FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola. Estado e terceiro setor: as novas regulações entre o público e o privado na gestão da educação básica brasileira. Educ. Soc. [online]. 2009, vol.30, n.108, p.761-778. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000300007

PINEAU, Pablo. Reprimir y discriminar: la educación en la última dictadura cívico-militar en Argentina (1976-1983). Educar em Revista, n. 51, p. 103–122, jan. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602014000100008

SUSIN, Maria Otília Kroeff; MENDONÇA, Juliana. As Transformações do Sistema Educacional do Chile: a parceria público-privada e a privatização dos recursos. Jornal de Políticas Educacionais. V. 15, e79391. Agosto de 2021, p. 1 – 23. DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79391

WANSCHELBAUM, Cinthia. La educación durante el gobierno de Raúl Alfonsín (Argentina, 1983-1989). Ciencia, Docencia y Tecnología [en linea]. 2014, XXV(48), 75-112.

Publicado

23/08/2025

Cómo citar

Morais, N. C. M. de. (2025). Participação da sociedade civil nas reformas educacionais dos anos de 1990 na América Latina. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 21(40), 150–168. https://doi.org/10.30612/rehr.v21i40.18194