O octogenário “Dia Do Índio”
histórias e culturas indígenas em escolas brasileiras antes e depois da Lei N.º 11.645/ 2008
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14850Palabras clave:
Dia do Índio, Lei 11645/2008, Histórias, Cultura, IndígenasResumen
O artigo tem como objetivo principal fomentar o debate sobre o 19 de abril, a partir de uma reflexão a respeito da instituição do “Dia do Índio” nas Américas e, particularmente, no Brasil. Para tanto, faz uso de trabalhos acadêmicos que verificaram como a temática indígena tem disso tratada no “chão da escola”, especialmente em relação à data comemorativa, em um período relativo a uma década (2008-2018). Faz-se, também, considerações sobre avanços quanto às possibilidades de celebração das diversidades indígenas nas escolas brasileiras, indo para além de diagnósticos e críticas, propondo-se a “reinvenção” da data, situada ainda hoje, passados mais de dez anos da promulgação da lei 11.645/ 2008, entre o folclore/ o exotismo e a comemoração/ a festividade, ambos alheios às histórias e culturas indígenas.
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