O Conceito ‘nomadismo’ a BNCC e nos livros didáticos do Ensino Fundamental/Anos Iniciais - 4º E 5º anos

entre o prescrito e o interpretado para o ensino De História

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14844

Palabras clave:

Nomadismo, povos indígenas, livros didáticos de história, ensino fundamental I, BNCC.

Resumen

O artigo analisa o conceito e a apropriação do termo nomadismo a partir do que foi prescrito pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de História nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental/ Anos Iniciais, e em 2 volumes de 2 coleções didáticas. Tomamos como objeto de análise a BNCC (2017) e os 2 livros didáticos de História das coleções “Ápis” (SIMIELLE & CHARLIER, 2017) e “Vamos Aprender” (MINORELLE & CHIBA, 2017. Como encaminhamento metodológico optamos por uma análise argumentativa seguindo a linha teórica adotada por alguns autores que vêm desenvolvendo e publicando pesquisas voltadas à história indígena, etno-história, antropologia (ALMEIDA, 2010; OLIVEIRA, 2016; MOTA, 2014;  RODRIGUES, 2012; WOLF, 2005; MONTEIRO, 1995), ao ensino de história indígena (SILVA, 2015, 2018; SILVA & GRUPIONI, 1995; WITTMANN, 2015; RODRIGUES; JATOBÁ; RIGONATO, 2020; NOVAK; JACOMINI,2020); ao ensino de história (ABUD, 1984, 2017; MORENO, 2016; PEREIRA & RODRIGUES, 2018), e aos estudos sobre educação e currículo (SACRISTÁN, 2013; SILVA, 2007; SILVA, 2017, SABCHUK, 2020), entre outros, cuja produção científica possibilitou-nos problematizar e demonstrar que o ensino da história dos povos originários ou povos indígenas que vem sendo ensinada nas salas de aula da Educação Básica e presentes como conteúdos nos manuais didáticos selecionados, respeitados os avanços e a Lei 11.645/2008 que tem contribuído bastante nesse processo, ainda não se apropriou da produção científico-acadêmica de História, Antropologia,  Etno-história e Ensino de História produzida nos últimos 30 anos.

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Biografía del autor/a

Isabel Cristina Rodrigues, UEM

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (1988); Mestrado em Educação pela mesma instituição (2001) e Doutorado em Ciências Sociais – Antropologia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Atualmente é professora adjunta do Depto. de História da Universidade Estadual de Maringá; pesquisadora do Grupo de Pesquisa do CNPq Programa Interdisciplinar de Estudos de Populações - Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-história da UEM (PIESP/LAEE); docente nos Programas de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) da UEM e do Mestrado Profissional em Políticas Públicas (PPP) da UEM. Foi coordenadora do Programa Residência Pedagógica no curso de História sede da UEM (2018-2020). Foi coordenadora do PIBID História/UEM (2014-2018). Tem experiência na área de História, com ênfase em História e Metodologia do Ensino de História no Brasil, História Indígena, ensino de história indígena na educação básica e superior indígena. Atua principalmente nos seguintes temas: antropologia/etnologia indígena - história - educação - ensino de história, ensino de história indígena (LEI 11645/2008) e ensino superior indígena. Foi membro da CUIA (Comissão Universidade para os Índios) no estado do Paraná e foi presidente da mesma comissão (2013-2016). Tem experiência em gestão, tendo sido chefe e chefe adjunta do Departamento de História da UEM; foi coordenadora adjunta do curso de graduação História da UEM. Atualmente é coordenadora do Curso de História.

Franciele Sabchuk, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Ensino de História pelo Programa ProfHistória do MEC, Pólo Universidade Estadual de Maringá. Graduada em História (TUIUTI) e pós graduada no curso História e Geografia do Paraná (BAGOZZI). Atualmente é Professora da rede municipal de São José de Pinhais, lotada na Secretaria de Educação, coordenando o Programa de Formação de Professores na área de História. Foi conselheira Titular do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de SJP (2014-2016); Participou da elaboração do Plano Decenal Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes (2016); representante da Secretaria Municipal de Educação no Programa Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (2019-2021)

Citas

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Publicado

01/06/2022

Cómo citar

Rodrigues, I. C., & Sabchuk, F. (2022). O Conceito ‘nomadismo’ a BNCC e nos livros didáticos do Ensino Fundamental/Anos Iniciais - 4º E 5º anos: entre o prescrito e o interpretado para o ensino De História. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 16(31), 59–81. https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14844