Ambiente, vivências e memórias da Favela da Cachoeira (Campina Grande 1959 – 2006)
Palavras-chave:
Campina Grande. Favela da Cachoeira. Bairro da Glória.Resumo
Pensar a cidade implica pensar espacialidades, temporalidades e ambientes. O presente texto tem a preocupação de tornar possível um outro olhar sobre como se deu o processo de construção da Favela da Cachoeira de Campina Grande – construção enquanto espaço habitado no ano de 1959, e construção enquanto um lugar de significado por seus moradores e por outros cidadãos. Abordaremos o modo como cotidianamente os agentes sociais da Cachoeira lutavam pela melhoria de sua qualidade de vida, movimento que acabou resultando da remoção no ano de 2006 das cercas de 670 famílias da favela para um espaço projetado para recebe-los: o loteamento Glória, ou, como é mais conhecido, Bairro da Glória. Altera-se o ambiente da cidade e a vida de pessoas. Para realizar nosso trabalho utilizamos entrevistas feitas com ex-moradores da favela, bem como lançamos mão de documentos oficiais e obras de cunho historiográfico.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.