A música pop do tempo presente pode ser fonte de pesquisa historiográfica? Entrevista com Igor Lemos Moreira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v19i37.17028

Palavras-chave:

música pop, história do tempo presente, cultura pop

Resumo

Igor Lemos Moreira é graduado e mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). No momento, cursa o doutorado também em História pela mesma instituição, tendo feito período sanduíche na University of Miami, nos Estados Unidos. Sua trajetória de estudar a música pop na História do Tempo Presente inspirou a presente entrevista, que aconteceu no dia 23 de fevereiro de 2023 via Google Meet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luca Lima Iacomini, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e bolsista da CAPES.
Possui graduação e mestrado pela mesma instituição

Igor Lemos Moreira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pós-doutorando pela Universidade Federal de São Paulo e professor substituto no Colégio de
Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação, mestrado e doutorado
em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Referências

AVILA, Arthur Lima de; NICOLAZZI, Fernando; TURIN, Rodrigo. A História (in)disciplinada: teoria, ensino e difusão do conhecimento histórico. Vitória: Milfontes, 2019.

BUSTAMANTE, Michael J. Cuban Memory Wars: Retrospective Politics in Revolution and Exile. Chapel Hill: University of North Carolina Press, 2021.

DARNTON, Robert. O diabo na água benta. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: UFMG, 2015.

FARIAS, Elton John da Silva. Uma história social do estrelato no Pop/Rock: David Bowie, Elton John e a segunda metamorfose da fama no século XX. Tese (Doutorado em História Social). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2022.

LUCCHESI, Anita. Um (outro) papo com Marcella Albaine Farias da Costa sobre a #prodissãoprofessora na era digital. Revista TransVersos, n. 11, p. 119-136, 2017. DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2017.31583

MOREIRA, Igor Lemos. Half of my heart is in havana: Uma análise da trajetória da cantora cubana Camila Cabello (2012-2018). Dissertação (Mestrado em História). Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2019.

MOREIRA, Igor Lemos. Narrativas de Guerra: Imprensa, acontecimento e escrita no jornal "O Estado" durante a Primeira República. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História). Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2016.

MOREIRA, Igor Lemos. Sobre História Pública e Ensino de História: Algumas Considerações. Educação Básica Revista, v. 3, p. 81-96, 2017.

O'BRIEN, Lucy. Madonna: 60 anos. Rio de Janeiro: Agir, 2018.

REYNOLDS, Simon. Retromania: Pop Culture's Addiction to Its Own Past. New York: Macmillan, 2011.

SÁ, Simone Pereira de. Música pop-periférica brasileira: videoclipes, performances e tretas na cultura digital. Curitiba: Appris, 2021.

Downloads

Publicado

31-10-2024

Como Citar

Iacomini, L. L., & Moreira, I. L. (2024). A música pop do tempo presente pode ser fonte de pesquisa historiográfica? Entrevista com Igor Lemos Moreira. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 19(37), 273–292. https://doi.org/10.30612/rehr.v19i37.17028