O jornal A cruzada em Sergipe e a Igreja Católica: a questão social no período republicano
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v13i26.8903Palavras-chave:
Igreja Católica. Sergipe. A Cruzada.Resumo
Este artigo investiga o jornal A Cruzada, importante periódico sergipano que existiu de 1918- 1970, e a Igreja Católica no período republicano, como uma forma de compreender a relação entre este periódico e o ideal cristão. Nesse sentido, busca fornecer um panorama geral da forma como se encontra a Igreja no século XX no Brasil e informações acerca deste semanário católico. É importante salientar que o presente trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado em desenvolvimento intitulada como Igreja, Poder e Imprensa: O ideário anticomunista no semanário sergipano A Cruzada (1937-1970). Assim, a análise da Igreja Católica nacional e local no período republicano mostrou esta instituição muito próxima das questões políticas e sociais de seu tempo, e justamente por isso é importante compreender o cenário mais amplo que estão envolvidos os responsáveis pelo referido periódico católico.
Downloads
Referências
ALVES, Marcio Moreira. A Igreja e a política no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1979.
ANDRADE JUNIOR, Péricles Morais de. Sob o olhar diligente do Pastor: a Igreja Católica em Sergipe (1831-1926). São Cristóvão: Editora UFS, 2010.
BARBÉ, Carlos. Golpe de Estado. In: BOBBIO, Norberto; MATEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política. Brasília: Editora da UNB,1998.
DANTAS, Ibarê. A tutela militar em Sergipe, 1964/1984: partidos e eleições num estado autoritário. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.
MAINWARING, Scott. Igreja Católica e Política no Brasil: 1916-1985. São Paulo: Editora Brasiliense, 2004.
MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Em guarda contra o perigo vermelho: o anticomunismo no Brasil (1917-1964). Tese (Doutorado em História), São Paulo: USP, São Paulo, 2000.
MORAIS, Gizelda. Dom Luciano José Cabral Duarte: relato biográfico. Aracaju: Gráfica Editora J. Andrade, 2008.
PEREIRA, Luciana de Lima. “A Igreja Católica em “tempos mundanos”: A luta pela construção de uma Neocristandade em Teresina (1948-1960). Dissertação (Mestrado em História), Piauí: Universidade Federal do Piauí, 2008.
SÁ, Rozendo de Aragão; LINHARES, Ronaldo Nunes. A Imprensa em Sergipe: notas sobre o Jornal “A Cruzada”. In: ENCONTRO NACIONAL DE IMPRENSA, 7, 2009, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: UFRGS, 2009. Disponível em: http://www.ufrgs.br/a lcar/encontrosnacionais1/encontrosnacionais/7oencontro20091/A%20imprensa%20em%20Sergipe%20notas%20sobre.pdf. Acesso em: 30 ago. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.