Interdisciplinaridade e poder em Michel Foucault: outras imagens para a Geografia
Palabras clave:
Filosofia. Geografia. Interdisciplinaridade. Poder. Genealogia.Resumen
O presente artigo visa discutir o caráter interdisciplinar da obra do filósofo francês Michel Foucault. A partir da ideia de trânsito entre as áreas do saber, refletimos de que maneira Foucault se refere à geografia, uma ciência também interdisciplinar, como entendemos que sejam todas as ciências humanas. Também procuramos abordar um dos temas mais conhecidos da obra de Foucault, o poder. O tema do poder disciplinar, inclusive, é o que toca de forma direta a geografia, pois ele em primeiro lugar, na leitura de Foucault, é quem organiza o espaço e distribui e organiza os indivíduos. Entendemos que as ideias do filósofo podem ser instrumento conceitual e teórico para trabalhos que envolvam temas que hoje têm sido explorados, sobretudo na Geografia Cultural, como manifestações culturais de minorias ou as artes, em especial a literatura. Foucault propõe uma leitura do poder, da história, do saber a partir das construções discursivas que instituem o que seria a verdade de cada época.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-12-22
Cómo citar
Marques, M. A. (2014). Interdisciplinaridade e poder em Michel Foucault: outras imagens para a Geografia. ENTRE-LUGAR, 5(10), 40–51. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/5131
Número
Sección
Artículos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).