A Geografia emocional do nordeste na sala de aula: o sertão de Luiz Gonzaga
DOI:
https://doi.org/10.30612/rel.v16i31.17181Palavras-chave:
Geografia emocional, Ensino de Geografia, Nordeste, Luiz Gonzaga, Imaginação geográfica, Mapas mentaisResumo
O presente artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado, cujo objetivo foi refletir sobre a Geografia Emocional do Nordeste a partir da imaginação e das canções de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião (1912-1989). A reflexão está estruturada em três partes principais que discutem o desenvolvimento histórico da Geografia Humanista e as Geografias Emocionais; a relevância didática no processo de ensino-aprendizagem em inserir a música no contexto escolar; e a apresentação dos resultados, a partir da realização de oficinas com 38 alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Santos Dumont, localizada no município de Cuiabá-MT. Durante este procedimento, foram construídos Mapas Mentais, seguindo os pressupostos teóricos e práticos apresentados por Kozel (2013; 2018) e Torres (2009; 2014). Pode-se identificar, que os principais símbolos e significados que representam o Nordeste e o nordestino, dizem respeito a sua fé, com representação de igrejas, e a sua resistência, com a representação de cactos/mandacaru. Quanto às questões emocionais, houve a predominância de aspectos topofílicos, porém constatou-se também entendimentos distorcidos acerca desta região.
Downloads
Referências
ANDREOTTI, Giuliana. Geografia emocional e cultural em comparação com a racionalista. In: HEIDRICH, Álvaro Luiz; COSTA, Benhur Pinós da; PIRES, Cláudia Luisa Zeferino (Orgs.). Maneiras de ler geografia e cultura. Porto Alegre: Imprensa Livre: Compasso Lugar Cultura, 2013, p. 98-105.
CASTRO, Daniel de. Geografia e música: a dupla face de uma relação. Espaço e Cultura, [S. l.], n. 26, p. 7–18, 2009.
COSTA, Franklin Roberto da. O ensino da geografia através do cancioneiro potiguar. In: ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS, 13, 2002, João Pessoa. Anais... João Pessoa, 2002.
DARDEL, E. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. São Paulo: Perspectiva, 2015.
DOZENA, Alessandro. Os sons como linguagens espaciais. Espaço e Cultura. Rio de Janeiro, n. 45, p. 31-42, 2019.
FERREIRA, Manuel Nunes. A Música como Recurso Didático na Aula de Geografia. Brasília: Graduação em Licenciatura em Geografia – UNB – Universidade de Brasília, 2012, 51f, Monografia (Licenciatura em Geografia).
FURLANETTO, Beatriz. Paisagem Sonora do Boi-de-mamão no litoral paranaense: a face oculta do riso. Curitiba: Programa de Pós-Graduação em Geografia, Setor de Ciências da Terra—UFPR - Universidade Federal do Paraná, Paraná, 2014, 212f. Tese (Doutorado em Geografia).
HOLZER, Werther. Geografia Humanista – Trajetória 1950-1990. Londrina: EdUEL, 2016.
KOZEL, Salete. Mapas mentais – uma forma de linguagem: perspectivas metodológicas. In: KOZEL, S. Mapas mentais: dialogismo e representações. Curitiba: Appris, 2018.
KOZEL, Salete. Comunicando e Representando: Mapas como Construção Socioculturais. Geograficidade, Curitiba, número especial,v .3, p. 58-70, 2013.
MELLO, João Baptista Ferreira de. O Rio de Janeiro dos Compositores da música popular brasileira – 1928/1991 – uma introdução à geografia humanística. 1991. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Curso de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1991
NASCIMENTO, Taiane Flores; COSTA, Benhur Pinós. Geografia Cultural e Humanista: Tendências Geográficas. In: Observatório Geográfico de América Latina, 2016, Cuba. Anais… Cuba, 2015.
NOGUÉ, Joan. Emoción, lugar y paisaje. In: LUNA, Toni; VALVERDE, Isabel. Teoría y paisaje II: paisaje y emoción. El resurgir de las geografías emocionales. Observatorio del Paisaje de Cataluña. Barcelona: Universidad Pompeu Fabra, 2015, p. 137-148.
PANITZ, Lucas Manassi. Geografia da música: um balanço de trinta anos de pesquisas no Brasil. Espaço e Cultura, UERJ, Rio de Janeiro, n. 50, p. 13-27, 2021.
PANITZ, Lucas Manassi. Por uma Geografia da música: O espaço geográfico da música popular platina. Porto Alegre: Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2010, 200f, Dissertação (Mestrado em Geografia)
RIBEIRO, Karen Miyasato. Música e vivências espaciais: uma análise a partir de estudantes de Dourados (MS). Grande Dourados: Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Faculdade de Ciências Humanas – UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados, 2022, 75 f, Dissertação (Mestrado em Geografia).
ROCHA, Samir Alexandre. Geografia Humanista: história, conceitos e o uso da paisagem percebida como perspectiva de estudo. RA´EGA, Curitiba, n. 13, p. 19-27, 2007.
SANTOS, José Farias dos. A música como expressão do Nordeste. São Paulo: IBRASA, 2004.
SILVA, Marcia Alves Soares. O eu, o outro e o(s) nós: Geografia das Emoções à luz da Filosofia das Formas Simbólicas de Ernst Cassirer (1874-1945) e das narrativas de pioneiros da Igreja Messiânica Mundial. Curitiba: Programa de Pós-Graduação em Geografia - UFPR - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019, 303f, Tese (Doutorado em Geografia).
SILVA, Marcia Alves Soares. Por uma Geografia das emoções. GEOgraphia, v. 18, n. 38, p. 99-119, 2016.
SILVEIRA, Heitor Matos. O sentimento na música: o sertão nordestino de Luiz Gonzaga em Asa Branca. Geograficidade, v.4, n.1, p.103-105. 2014.
SOUSA, Sandro Luis de. O campo semântico-cultural “religião e crenças” na obra de Luiz Gonzaga. Acta Semiótica et Lingvistica. v. 25, n. 1, p. 13-30, 2020.
SPÓSITO, Eliseu Savério. Geografia e Filosofia. Contribuições para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
TORRES, Marcos Alberto A paisagem sonora da Ilha dos Valadares: percepção e memória na construção do espaço. Curitiba: Programa de Pós-Graduação em Geografia—UFPR - Universidade Federal do Paraná, 2009, 153f, Dissertação (Mestrado em Geografia).
TORRES, Marcos Alberto. Os sons que se unem: a paisagem sonora e a identidade religiosa. Curitiba: Programa de Pós-Graduação em Geografia – UFPR – Universidade Federal do Paraná, 2014, 241f, Tese (Doutorado em Geografia).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).