A Geografia emocional do nordeste na sala de aula: o sertão de Luiz Gonzaga

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rel.v16i31.17181

Palavras-chave:

Geografia emocional, Ensino de Geografia, Nordeste, Luiz Gonzaga, Imaginação geográfica, Mapas mentais

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado, cujo objetivo foi refletir sobre a Geografia Emocional do Nordeste a partir da imaginação e das canções de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião (1912-1989). A reflexão está estruturada em três partes principais que discutem o desenvolvimento histórico da Geografia Humanista e as Geografias Emocionais; a relevância didática no processo de ensino-aprendizagem em inserir a música no contexto escolar; e a apresentação dos resultados, a partir da realização de oficinas com 38 alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Santos Dumont, localizada no município de Cuiabá-MT. Durante este procedimento, foram construídos Mapas Mentais, seguindo os pressupostos teóricos e práticos apresentados por Kozel (2013; 2018) e Torres (2009; 2014). Pode-se identificar, que os principais símbolos e significados que representam o Nordeste e o nordestino, dizem respeito a sua fé, com representação de igrejas, e a sua resistência, com a representação de cactos/mandacaru. Quanto às questões emocionais, houve a predominância de aspectos topofílicos, porém constatou-se também entendimentos distorcidos acerca desta região.

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Biografia do Autor

Aline Celestina dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Graduada em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe. Participou por dois anos do Programa Institucional de Iniciação a Docência - PIBID, trabalhou como professora de Geografia no Colégio Prisma e no Instituto Diocesano da Estância. Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da UFMT e professora de Geografia pela Secretaria de Educação do Mato Grosso. Principais projetos de pesquisa giram em torno do ensino de geografia em diversos âmbitos educacionais.

Marcia Alves Soares da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Professora Adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá (UFMT). Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2019). Bolsista CAPES no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, no Departamento de Filosofia da Universidade de Évora, Portugal (2017). Possui mestrado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2014) e graduação em licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2011). Tem experiência em pesquisa, extensão e ensino na área de Geografia, com ênfase em Geografia Cultural, Geografia Humanista e Geografia Urbana. É membra dos grupos de pesquisa Laboratório Território, Cultura e Representação (LATECRE-UFPR) vinculado ao Núcleo de Estudos em Espaço e Representações (NEER), do HPGEO - Grupo de Pesquisa em História do Pensamento Geográfico e Epistemologia da Geografia (UFMT), do corpo editorial da Revista Geografar da UFPR e da Revista Mato-Grossense de Geografia da UFMT. Tem interesse nos seguintes temas e áreas: geografia das emoções, geografias emocionais, espaço urbano, geografia cultural, geografia humanista, epistemologia da geografia, patrimônio cultural, memória, cultura, geografia da religião, emoções.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Santos, A. C. dos, & Silva, M. A. S. da. (2024). A Geografia emocional do nordeste na sala de aula: o sertão de Luiz Gonzaga. ENTRE-LUGAR, 16(31), 166–186. https://doi.org/10.30612/rel.v16i31.17181

Edição

Seção

Artigos