Guatá no caminhar entre saberes: nota da missão Brasil-Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e França-Universitè Paris 8

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rel.v17i33.19918

Palavras-chave:

Internacionalização, Universidade Federal da Grande Dourados, Universitè Paris 8, Guatá, Povos Indígenas

Resumo

Esta nota técnica apresenta a missão técnica, realizada por docentes da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na França, para fortalecer as relações institucionais com a Universidade Paris 8 e encaminhar novas parcerias visando consolidar a internacionalização da instituição. A missão incluiu reuniões, seminários acadêmicos, eventos institucionais e a assinatura de acordos que ampliam as conexões da UFGD, com destaque para a mobilidade acadêmica de estudantes indígenas brasileiros, dentre essas, o fortalecimento do Progama Guatá, da Embaixada da França no Brasil, através do qual, três doutorandos(as) do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGG) realizam doutorado-sanduíche. Estiveram representando a UFGD o reitor e docente da Pós-Graduação em Geografia Jones Dari Goettert; o chefe do Escritório de Assuntos Internacionais da UFGD, Matheus de Carvalho Hernandez; a coordenadora da Pós-Graduação em Geografia da UFGD, Claudia Marques Roma; a docente da Pós-Graduação em Geografia da UFGD, Márcia Yukari Mizusaki; e a diretora da Faculdade Intercultural Indígena da UFGD, Maria Aparecida Oliveira. A missão contou com apoio do Consulado da França em São Paulo, do Ministério dos Povos Indígenas, Capes e Fundect.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Marques Roma, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Possui Graduação em Geografia (Licenciatura - 2004 e Bacharelado - 2005) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP-Presidente Prudente, Mestrado (2008) e Doutorado em Geografia (2012) na mesma instituição. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Foi presidenta da AGB-Presidente Prudente; presidenta do Sindicato dos(as) docentes da UFGD e atuou no Conselho Municipal de Saúde-Dourados (2022-2023). Tem interesse nos seguintes temas: geografia, fronteira(s) e saúde; saúde e relações étnico-raciais; feminismo; corpo e educação antirracista. Pesquisadora e Extensionista. Atualmente exerce a função de coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFGD. Mãe da Sara e da Olívia.

Jones Dari Goettert, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Diretor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados (2015-2019). Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (1997), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), doutorado em Geografia (Pres. Prudente) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004); pós-doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2010-2011) e especialização em Literatura: Tradição e Cânone Literário pela Universidade Federal da Grande Dourados (2012-2013). Atualmente é professor da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia da População, atuando principalmente nos seguintes temas: fronteira, migração, território, trajetórias individuais e geografia e literatura.

Márcia Yukari Mizusaki, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado - 1989 e 1991) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ), mestrado em Geografia pela mesma Instituição. Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2004) e pós-doutorado com ênfase em lutas por direitos humanos. na Universidad de Sevilla (2020). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal da Grande Dourados, trabalhando nos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia (mestrado e doutorado). É coordenadora do Grupo de Estudos sobre Território e Reprodução Social (Grupo TERRHA) e coordenadora do Grupo de Trabalho Indígena, da Associação dos Geógrafos Brasileiros /Seção Dourados. Diretora da AGB-seção Dourados (gestão 2021/2022). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: relação capital x trabalho x propriedade privada no campo; campesinato; conflitos territoriais, lutas e resistências camponesas e indígenas; Estado; fronteiras.

Matheus de Carvalho Hernandez, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Chefe do Escritório de Assuntos Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados. Representante do Centro-Oeste na FAUBAI Associação Brasileira de Educação Internacional. Professor de Relações Internacionais e do Mestrado em Fronteiras e Direitos Humanos da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da UFGD. Visiting Scholar (estágio pós-doutoral), entre 2017 e 2018, no Institute for the Study of Human Rights, da Columbia University (EUA) conduzindo a pesquisa "The United Nations Office of the High Commissioner for the Human Rights and the Sustainable Development Goals". Doutor em Ciência Política pela UNICAMP. Melhor tese em Ciência Política de 2015 segundo a ANPOCS e Menção Honrosa no Concurso de Teses em Ciências Sociais 2015 também da ANPOCS. Mestre em Ciências Sociais e Bacharel em Relações Internacionais pela UNESP. Editor da Monções - Revista de Relações Internacionais da UFGD (2016-2023). Coordenador do Mestrado em Fronteiras e Direitos Humanos.da UFGD (2022). Coordenador da coluna "Direito e Direitos Humanos" do Blog da Lua Nova (CEDEC). Coordenador da Terceira Edição (2012-2013) da Pós-Graduação lato sensu (especialização) em Direitos Humanos e Cidadania da UFGD. Vice-coordenador da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFGD. Representante suplente da UFGD no Comitê Estadual para Refugiados, Migrantes e Apátridas do Mato Grosso do Sul. Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos sobre os Estados Unidos, do Grupo de Direitos Humanos, Democracia e Memória do Instituto de Estudos Avançados da USP e da Rede Interinstitucional de Pesquisa em Política Externa e Regime Político. Sócio da Associação Brasileira de Relações Internacionais, da Associação Brasileira de Ciência Política e do Academic Council on the United Nations System. Secretário Executivo da Diretoria Regional Centro-Norte da Associação Brasileira de Ciência Política (2021-2023). Foi mediador do evento "Construção e Desmonte das Políticas Nacionais de Direitos Humanos no Brasil", em outubro de 2021, que reuniu todos os Ministros, Ministras e Secretários de Direitos Humanos dos governos FHC, Lula e Dilma. Tem como eixo de pesquisa o tema dos direitos humanos na política internacional.

Maria Aparecida Mendes de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), especialização em Educação Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados (2006). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Doutora em Educação opção: Ensino de Ciências e Matemática no programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo FE/USP, (2020). Professora do curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Faculdade Intercultural Indígena- FAIND da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em educação escolar indígena e formação de professores indígenas. Atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, currículo e etnomatemática

Referências

ANDIFES. MPI firma parceria com Universidade Federal da Grande Dourados e Embaixada do Brasil na França, 3 fev. 2025. Disponível em: https://www.andifes.org.br/2025/02/03/mpi-firma-parceria-com-universidade-federal-da-grande-dourados-e-embaixada-do-brasil-na-franca/ . Acesso dezembro de 2025.

BRASIL. Ministério dos Povos Indígenas. MPI firma parceria com Universidade Federal da Grande Dourados e Embaixada do Brasil na França, 2025. Disponível em: https://www.gov.br/povosindigenas/pt-br/assuntos/noticias/2025/mpi-firma-parceria-com-universidade-federal-da-grande-dourados-e-embaixada-do-brasil-na-franca . Acesso dezembro de 2025.

RAMOS, Luiza. Com poesia e cinema, indígenas brasileiros reforçam em Paris a luta pela demarcação justa de terras. RFI – Reportagem em áudio, 4 fev. 2025. Disponível em: https://www.rfi.fr/br/podcasts/reportagem/20250204-com-poesia-e-cinema-ind%C3%ADgenas-brasileiros-refor%C3%A7am-em-paris-a-luta-pela-demarca%C3%A7%C3%A3o-justa-de-terras . Acesso dezembro de 2025.

CORREIO DO ESTADO. Parceria entre UFGD e Embaixada do Brasil na França irá ampliar .... Disponível em: https://correiodoestado.com.br/noticia/amp/442850/parceria-entre-ufgd-e-embaixada-do-brasil-na-franca-ira-ampliar . Acesso dezembro de 2025

INSTAGRAM. https://www.instagram.com/eloyterena/reels/. Projeto Guatá; Povos Indígenas, 31/janeiro/2025. Disponível em: https://www.instagram.com/reel/DFgT-V0PUfO/?igsh=MWlndWFrbjcwYjlpcA== . Acesso dezembro de 2025.

INSTAGRAM.@minpovosindigenas. parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Embaixada do Brasil na França. 02/fevereiro/2025. Disponível em: https://www.instagram.com/p/DFktOzVuzgE/?igsh=OGh1Y3F4YndoNm9r . Acesso dezembro de 2025 .

MORIBE, Patrícia. Doutorandos de povos originários do Brasil discutem produção científica em Paris. RFI – Reportagem em áudio, 31 jan. 2025. Disponível em: https://www.rfi.fr/br/podcasts/reportagem/20250131-doutorandos-de-povos-origin%C3%A1rios-do-brasil-discutem-produ%C3%A7%C3%A3o-cient%C3%ADfica-em-paris

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. UFGD fortalece parcerias internacionais durante missão na França, (ano). Disponível em: https://portal.ufgd.edu.br/noticias/ufgd-fortalece-parcerias-internacionais-durante-missao-na-franca

UNIVERSITÉ PARIS 8. Saison Brésil à Paris 8 – Journée d’étude : Peuples autochtones du Brésil et recherches académiques. Paris: Université Paris 8, 31 jan. 2025. Disponível em: https://www.univ-paris8.fr/Saison-Bresil-a-Paris-8-Journee-d-etude-Peuples-autochtones-du-Bresil-et .

Downloads

Publicado

2026-01-30

Como Citar

Roma, C. M., Goettert, J. D., Mizusaki, M. Y., Hernandez, M. de C., & Oliveira, M. A. M. de. (2026). Guatá no caminhar entre saberes: nota da missão Brasil-Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e França-Universitè Paris 8. ENTRE-LUGAR, 17(33), 531–546. https://doi.org/10.30612/rel.v17i33.19918

Edição

Seção

Nota de Pesquisa