Geography teachers and students with ID: between inclusion and teaching practice in municipal schools in Dourados (MS)
DOI:
https://doi.org/10.30612/rel.v13i26.14499Keywords:
Deficiência Intelectual, Ensino de Geografia, Professores de Geografia, Políticas Inclusivas, Dourados-MSAbstract
This text is part of a master's dissertation research carried out in 2019 and accomplished in 2021, at the Post-Graduation Program in Geography at the Federal University of Grande Dourados (PPGG/UFGD). The research had as one of the objectives to understand the day-to-day teaching in the classroom of geography teachers who have students with Intellectual Disabilities enrolled in their groups. The relevance of this work is given by the right to education for students with ID in regular schools since the National Policy of Special Education/2008 and the Brazilian Law of Inclusion/2015, which brought visibility and dignity to those who previously lived segregated in philanthropic institutions or special classes. In this way, we highlight aspects about the teaching of geography and the opinion of teachers from municipal schools in Dourados (MS) who report their experiences regarding the inclusion of students who have Intellectual Disabilities, as well as the practices they develop in the teaching-learning processes involving those students and others without disabilities.
Downloads
References
ABREU, S. Uma análise da noção do espaço e sociedade do professor de geografia de 1º grau: formação, discurso e prática. Dissertação (Mestrado em Educação). Campo Grande- MS: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), 1993.
______. Formação do Professor de Geografia: construindo conhecimento, consolidando práticas. Aspectos da relação ensino-aprendizagem. In: ANDRES, J.; FRANCISCHETT, M. N.; AGUIAR, W. G. (Orgs). Ensino de Geografia: abordagens sobre representações geocartográficas e formação do professor. Cascavel: EDUNIOESTE, 2012, p. 11-48.
ALMEIDA, R. D. A propósito da questão teórica metodológica sobre o ensino de Geografia. Terra Livre: São Paulo, v. 8, 1991, p. 83-90.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 25 mai. 2019.
______. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Ministério da Educação, Secretária de Educação Especial, Brasília, 2008.
______. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). BRASIL, DF, 362.4. ed. p. 01-60. Disponível em: http://www.pcdlegal.com.br/lbi/wpcontent/themes/pcdlegal/media/downloads/lbi_simp les.pdf#.XW8aiVRKi70. Acesso em: 25 mai. 2019.
______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão Final. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base> Acesso em: 22 de mai. de 2019.
CALLAI, H. C. A Geografia e a escola: muda a Geografia a Geografia? Muda o Ensino? Terra Livre, São Paulo, n. 16, 2001, p. 133-152.
CAVALCANTI, L. de S. A Geografia e a Realidade Escolar Contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em movimento - Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010.
DIAS, D. C. G. da S. A Inclusão dos alunos com Deficiência Intelectual nas escolas regulares e as dificuldades dos Professores de Geografia: Trabalho completo. Anais do V Congresso de Educação da Grande Dourados: “O que pode a educação no contexto atual? Financiamento, Planejamento e Qualidade Social”. UFGD. Dourados (MS), 2019, p. 1292-1302.
KAERCHER, N. A. O gato comeu a geografia crítica? Alguns obstáculos a superar no ensino-aprendizagem de geografia. In. PONTUSCHKA, N. N., OLIVEIRA, A. U. de (org.), Geografia em Perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2002, p. 221-228.
KAERCHER, N. A. A geografia escolar: gigante de pés de barro comendo pastel de vento num fast-food? Revista Terra Livre, n. 28. Presidente Prudente: 2007, p. 27-44.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015, 95 p.
RIBEIRO, R. S.; MACHADO S. M. M. A Geografia da inclusão ou a inclusão na Geografia. In: NOGUEIRA, Ruth Emília (Org). Geografia e inclusão escolar: teorias e práticas. Florianópolis: Edições do Bosque/CFH/UFSC, 2016, cap. 7, p. 153-175.
SANTOS. J. R.; NUNES F. G. O Aluno Surdo na aula de Geografia: alguns elementos para reflexão sobre a inclusão. In: NUNES G. F. (org). Ensino de Geografia: novos olhares e práticas. Dourados-MS: UFGD, 2011, p. 101-128.
VICENTE, T. R. O Ensino de Geografia no Contexto da Inclusão Educacional. São Paulo: Universidade de São Paulo – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2015. 117p. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana). Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-19012017-134820/publico/2016_TatianaRoncadorVincente_VOrig.pdf. Acesso em: 19 nov. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).