A especialização produtiva no ramo do petróleo e a rede urbana no estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave:
Circuito espacial produtivo do petróleo. Rede urbana. Hierarquia urbana. Rio de Janeiro.Resumo
A rede urbana é um tema clássico da Geografia Urbana, entretanto, isso não significou o esgotamento do tema, sobretudo porque o período da globalização trouxe novas possibilidades de circulação e de troca. Como parte desse processo, surgem e aprofundam-se especializações produtivas, que se expressam pela dinâmica da urbanização. O estado do Rio de Janeiro apresenta particularidades no processo de urbanização, dentre essas particularidades a extrema concentração da população e das atividades econômicas na capital e na Região Metropolitana. A implantação de etapas do circuito espacial de produção do petróleo no litoral fluminense vem apontando mudanças nos papéis de algumas cidades na rede urbana fluminense. Nesse sentido, objetiva-se neste artigo trazer reflexões sobre esses processos a partir da análise da especialização produtiva de Macaé e o papel de Campos dos Goytacazes na rede urbana do Rio de Janeiro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-06-02
Como Citar
Silva, S. C. da. (2015). A especialização produtiva no ramo do petróleo e a rede urbana no estado do Rio de Janeiro. ENTRE-LUGAR, 6(11), 96–115. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/5152
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).