A difusão do consumo produtivo na economia urbana de Mossoró (RN)
Palavras-chave:
Circuitos espaciais da produção. Consumo produtivo. Economia urbana. Terciário. Mossoró.Resumo
Três importantes circuitos espaciais da produção atravessam a cidade de Mossoró (RN): a extração de sal, a exploração de petróleo e a produção de frutas tropicais para exportação. A modernização das empresas que compõem esses circuitos resultou em uma maior e mais especializada demanda de consumo produtivo, refletindo-se, consequentemente, na economia urbana mossoroense. Mossoró incorporou um número expressivo de casas comerciais de insumos e empresas prestadoras de serviços que surgiram, ou se incrementaram, visando ao atendimento das novas demandas produtivas. O alargamento das possibilidades contidas no consumo produtivo foi uma das diferentes formas que o capital encontrou para se reproduzir em Mossoró. E, ao mesmo tempo em que o consumo produtivo ficou mais complexo, moderno, diversificado e especializado para atender a renovação das forças produtivas do capital, o papel desta cidade foi reforçado como importante nó da rede urbana do Rio Grande do Norte e da região Nordeste.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-12-07
Como Citar
Santos, C. D. (2013). A difusão do consumo produtivo na economia urbana de Mossoró (RN). ENTRE-LUGAR, 4(8), 11–33. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/4302
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).