O perfil do comércio exterior paranaense no século XXI
DOI:
https://doi.org/10.30612/rel.v16i31.18616Palavras-chave:
Paraná, Reprimarização, Exportação, Importação, ChinaResumo
O objetivo principal do trabalho é analisar o perfil e as características do comércio exterior paranaense nos dois primeiros decênios do século XXI, buscando compreender modificações estruturais e padrões de comportamento desse comércio. A metodologia do trabalho contempla procedimentos qualitativos, mas principalmente os descritivos e quantitativos, em decorrência da ampla disponibilidade de dados e indicadores sobre o assunto no Ipardes. Esses dados foram coletados, sistematizados em tabelas e posteriormente analisados. Os resultados mostram que o Paraná é um grande importador de bens manufaturados (de maior sofisticação), e que a partir do segundo decênio do século XXI, se consolidou como um grande exportador de bens primários. Na primeira década do século XXI, o cenário era diferente, com uma participação média superior de bens manufaturados. Isso indica que o estado está passando pelo processo de reprimarização. Além disso, destaca-se a estreita relação do Paraná com a China, que vem se tornando o principal parceiro comercial do estado, tanto em exportações quanto em importações.
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