O perfil do comércio exterior paranaense no século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rel.v16i31.18616

Palavras-chave:

Paraná, Reprimarização, Exportação, Importação, China

Resumo

O objetivo principal do trabalho é analisar o perfil e as características do comércio exterior paranaense nos dois primeiros decênios do século XXI, buscando compreender modificações estruturais e padrões de comportamento desse comércio. A metodologia do trabalho contempla procedimentos qualitativos, mas principalmente os descritivos e quantitativos, em decorrência da ampla disponibilidade de dados e indicadores sobre o assunto no Ipardes. Esses dados foram coletados, sistematizados em tabelas e posteriormente analisados. Os resultados mostram que o Paraná é um grande importador de bens manufaturados (de maior sofisticação), e que a partir do segundo decênio do século XXI, se consolidou como um grande exportador de bens primários. Na primeira década do século XXI, o cenário era diferente, com uma participação média superior de bens manufaturados. Isso indica que o estado está passando pelo processo de reprimarização. Além disso, destaca-se a estreita relação do Paraná com a China, que vem se tornando o principal parceiro comercial do estado, tanto em exportações quanto em importações.

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Biografia do Autor

Rodrigo Gavioli Diniz, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduado (2020) em Geografia Licenciatura pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Mestre (2022) em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com a dissertação intitulada "Economia Criativa e Indústria de Games no Centro-Oeste brasileiro: processos de expansão, fomento, desafios e perspectivas." Foi organizador e colaborador do Projeto de Extensão "Conhecendo a UEMS" (2018). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Ambiente, Sociedade e Geotecnologias (GEPAG) vinculado a UEM. Desenvolve trabalhos na área de Ensino de Geografia e Geografia Econômica, em especial, analisando os jogos eletrônicos no território brasileiro, Economia Criativa, Economia brasileira e Geografia da indústria.

Fernanda Leandro Domanski, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestra em Geografia (2022-2024) Universidade Estadual de Maringá UEM. Graduanda em Geografia - Bacharel (2022-2024) - Universidade Estadual de Maringá Graduada em Geografia - Licenciatura (Universidade Estadual de Maringá) Bacharel em Administração com Ênfase em Comércio Exterior - Centro de Ensino Superior do Paraná. Especialização em Gestão de Empresas - Centro de Ensino Superior do Paraná.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Diniz, R. G., & Domanski, F. L. (2024). O perfil do comércio exterior paranaense no século XXI. ENTRE-LUGAR, 16(31), 261–285. https://doi.org/10.30612/rel.v16i31.18616

Edição

Seção

Artigos