Ascensão chinesa e os investimentos diretos chineses no Brasil: o caso do setor de infraestrutura de transporte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rel.v15i30.18820

Palavras-chave:

Brasil-China, Ascensão econômica chinesa, Investimentos Estrangeiro Direto, Infraestrutura de Transporte

Resumo

A China nos últimos anos tem ganhado relevância em âmbito global, sobretudo, devido sua participação no comércio internacional dado seu peso na pauta de exportações dos mais variados países mundo afora. Seu efeito gravitacional e suas estratégias de longo prazo, permitiram que tanto a chegada de capital estrangeiro na China nas décadas de 1980, 1990 e 2000, bem como os Investimentos Diretos Chineses a partir dos anos 2000, estão no “guarda-chuva” da estratégia chinesa. O artigo visa observar os Investimentos Diretos Chineses no Brasil no setor de infraestrutura de transporte, onde foi possível constatar que mesmo sendo onze vezes menor que no setor energético, tende a ganhar espaço, visto que os investimentos em valores de usos estão no centro de suas estratégias de longo prazo. Primeiro, que há o retorno do capital investido e segundo, é que maior eficiência ferroviária e rodoviária facilita o escoamento dos principais produtos da pauta exportadora para o gigante asiático. Não obstante, dentro da lógica dos investimentos, é necessário o Brasil ter estratégias claras que visam utilizar os interesses da própria China a qual possibilita um desenvolvimento sem contrapartida e menos agressivo aos países periféricos que em relação aos países do centro dinâmico do capitalismo.

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Biografia do Autor

Nilmar Rippel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Graduado, Mestre e Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Foi professor do Instituto Federal (IF) Campus Avançado de Barracão-PR, ministrando aulas de Introdução à Economia e Geografia e professor do Centro Sulamericano de Ensino Superior (CESUL). Tem experiência na área de Economia Política, Ciência Política, Teoria Geral do Estado e Geografia Humana, com ênfase em Geografia Econômica. Realiza pesquisas relacionadas aos seguintes temas: Desenvolvimento Econômico, Economia Política, Geopolítica e o Pensamento Independente de Ignácio Rangel. Integrante dos grupos de pesquisas: Dinâmica Econômica e Formação Sócio-Espacial e do Núcleo de Estudos Estratégicos Ignácio Rangel (NEIR).

Marlon Clovis Medeiros, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2009); Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002); Graduação em Licenciatura Plena Em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1999). Professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE. Líder do Grupo de Pesquisas Dinâmica Econômica e Formação Sócio-Espacial. Realiza pesquisas e orientações acadêmicas na área de Geografia Econômica, concentrando atividades nos seguintes temas: desenvolvimento econômico e setores produtivos, modernização da agricultura e desenvolvimento regional, política agrícola e crédito rural, acumulação de capital e ciclos econômicos brasileiros.

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

Rippel, N., & Clovis Medeiros, M. (2024). Ascensão chinesa e os investimentos diretos chineses no Brasil: o caso do setor de infraestrutura de transporte. ENTRE-LUGAR, 15(30), 160–179. https://doi.org/10.30612/rel.v15i30.18820