Estratégia geoeconômica chinesa na cadeia global de valor do café
DOI:
https://doi.org/10.30612/rel.v15i30.18793Palavras-chave:
Estratégias Geoeconômicas, Cadeia Global de Valor, Produção de Café, Cafeterias da Terceira Onda, Desenvolvimento ChinêsResumo
O objetivo deste artigo é analisar as estratégias geoeconômicas da China na cadeia global de valor do café, destacando o desenvolvimento chinês, as diferenças na produção global, e as estratégias para integração na cadeia de valor. Analisou-se o impacto das cafeterias da terceira onda no mercado chinês. Utilizou-se uma abordagem quantitativa e qualitativa, com revisão bibliográfica, dados da FAO, Statista e relatórios setoriais. Destacando nos resultados que o desenvolvimento chinês, através da combinação de controle estatal e mercado, tem impulsionado crescimento econômico e bem-estar social. A China se tornou um ator global relevante no setor do café ao modernizar a produção e atrair investimentos, evidenciando uma estratégia eficaz de integração global e desenvolvimento nacional.
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