Estratégia geoeconômica chinesa na cadeia global de valor do café

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rel.v15i30.18793

Palavras-chave:

Estratégias Geoeconômicas, Cadeia Global de Valor, Produção de Café, Cafeterias da Terceira Onda, Desenvolvimento Chinês

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as estratégias geoeconômicas da China na cadeia global de valor do café, destacando o desenvolvimento chinês, as diferenças na produção global, e as estratégias para integração na cadeia de valor. Analisou-se o impacto das cafeterias da terceira onda no mercado chinês. Utilizou-se uma abordagem quantitativa e qualitativa, com revisão bibliográfica, dados da FAO, Statista e relatórios setoriais. Destacando nos resultados que o desenvolvimento chinês, através da combinação de controle estatal e mercado, tem impulsionado crescimento econômico e bem-estar social. A China se tornou um ator global relevante no setor do café ao modernizar a produção e atrair investimentos, evidenciando uma estratégia eficaz de integração global e desenvolvimento nacional.

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Biografia do Autor

Fernando dos Santos Sampaio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo. Graduado em Geografia pela Universidade de São Paulo. Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Francisco Beltrão.

Carlos Cassemiro Casaril, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Doutor em Geografia pela UFSC, Mestre em Geografia pela UEL, Graduado em Geografia pela Unioeste. Professor Adjunto no curso de geografia da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus Paranavaí.

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

Sampaio, F. dos S., & Casaril, C. C. (2024). Estratégia geoeconômica chinesa na cadeia global de valor do café. ENTRE-LUGAR, 15(30), 81–107. https://doi.org/10.30612/rel.v15i30.18793