GRÊMIOS NORMALISTAS: A MEDIAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE O ESTADO E A COMUNIDADE ESCOLAR (1906-1927)

Autores

  • Áurea Esteves Serra Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

Este artigo trata de um estudo que analisa a configuração que a gestão dos grêmios normalistas assumiram nas escolas normais paulistas no inicio do século XX, o qual apresenta os grêmios como uma proposta de modernidade de superação de paradigmas centralizadores. A avaliação dessa experiência revela a criação de um espaço institucional para mediar as relações entre o Estado e a comunidade escolar, adotando práticas de uma gestão pública articuladas à formação. Para a consecução desse objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliografica e documental que se insere nos resultados da tese de doutorado em educação “As associações de alunos das Escolas Normais do Brasil e de Portugal: apropriação e representação (1906-1927)”. Com este estudo, fica evidente que a participação e a autonomia, nesse modo de entender a gestão educacional, foi utilizada pelo poder público como uma forma de mediar as relações entre o Estado e a comunidade escolar.

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Publicado

2017-01-03

Como Citar

SERRA, Áurea Esteves. GRÊMIOS NORMALISTAS: A MEDIAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE O ESTADO E A COMUNIDADE ESCOLAR (1906-1927). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 6, n. 18, p. 148–163, 2017. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/5899. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua