TURMAS MISTAS COM AULAS SEPARADAS: LEMBRANÇAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS CATÓLICAS DO RECIFE-PE NA DÉCADA DE 1970

Autores

  • Maria Helena Camara Lira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Edilson Fernandes de Sousa

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o recorte de um estudo de doutorado referente à História da Educação e às Relações de Gênero, em escolas católicas de Pernambuco, no momento de transição de seus perfis de escolas sexistas para escolas mistas, nos anos da década de 1970. A base teórica para esta pesquisa tem inspiração na Nova História Cultural, tendo como ênfase a História do Corpo e a História das Relações de Gênero, sendo a História Oral a perspectiva metodológica adotada. As lembranças dos(as) protagonistas desse cenário, acerca da Educação Física, formam o eixo para este recorte, sublinhando questões como o cotidiano das aulas, as influências legais, políticas e culturais que atravessaram esta disciplina no período e espaço estudado. Os indícios demonstram a Educação Física enquanto uma prática de continuidades no que concerne às segregações de gênero e de resistência à coeducação, mesmo tendo um ambiente flexível para a coexistência dos sexos, como foram as escolas confessionais dos anos 1970.

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Publicado

2017-01-03

Como Citar

LIRA, Maria Helena Camara; SOUSA, Edilson Fernandes de. TURMAS MISTAS COM AULAS SEPARADAS: LEMBRANÇAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS CATÓLICAS DO RECIFE-PE NA DÉCADA DE 1970. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 6, n. 18, p. 80–93, 2017. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/5893. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA: HISTÓRIA, INSTITUIÇÕES E QUESTÕES ACADÊMICAS