CONTRIBUIÇÕES DO MODAL AÉREO NA CIRCULAÇÃO DE CARGAS NO BRASIL: PRINCIPAIS FLUXOS E ATUAÇÃO DAS PRINCIPAIS COMPANHIAS AÉREAS
DOI:
https://doi.org/10.5418/RA2015.1115.0003Resumo
Em 2013, o transporte de cargas movimentadas pelo modal aéreo representou aproximadamente 1/3 do valor total do comércio internacional. No Brasil, a movimentação de cargas domésticas (nacionais) teve um crescimento médio anual de 50% entre os anos de 2004 e 2013 e as empresas aéreas TAM, Gol e ABSA lideraram a movimentação de cargas domésticas no Brasil. Já para as cargas internacionais as empresas aéreas estrangeiras registraram o maior percentual, sendo o principal fluxo (origem e destino) para os Estados Unidos da América, seguido por Alemanha e Argentina. No Brasil, o modal aéreo representa 0,03% (em toneladas) do total de cargas, sendo a principal ponte aérea cargueira os aeroportos de Guarulhos/SP e Manaus/AM. Nesse sentido, o presente trabalho tem como proposta a compreensão da dinâmica movimentação de cargas nacionais e internacionais, a orientação de seus fluxos (origem/destino) e as estratégias logísticas adotadas pelas companhias aéreas no transporte de cargas. A metodologia foi pautada em revisão de artigos e revistas científicas, análise de dados estatísticos e entrevistas com agentes públicos e privados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyrights and grant the Journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this Journal.
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the Journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or in a book chapter), with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and share their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Open Access - http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)