A formação do circuito imobiliário no município de Belém e a sua financeirização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i45.19744

Palavras-chave:

financeirização imobiliária, centralidade urbana, Belém (PA)

Resumo

O artigo analisa a constituição do circuito imobiliário residencial de Belém entre 2005 e 2015, enfatizando a reafirmação da área central da cidade no contexto da financeirização da produção capitalista da moradia. O estudo busca compreender as transformações nos sistemas de produção e circulação de imóveis que possibilitaram a inserção de incorporadoras nacionais de capital aberto na capital paraense. Em face disso, destaca-se o papel estruturante do Sistema de Financiamento Imobiliário (Lei nº 9.514/1997) na institucionalização da securitização por meio dos Certificados de Recebíveis Imobiliários, conectando o financiamento habitacional ao mercado de capitais e condicionando ritmos, escalas e localizações da produção imobiliária na cidade. A pesquisa fundamentou-se em bibliografia especializada e em dados financeiros obtidos a partir das ofertas públicas de ações e dos relatórios anuais das incorporadoras, analisados sob uma abordagem quali-quantitativa. Os resultados indicam que a centralização de capitais em empresas de alcance nacional, aliada à ação do Estado, foi determinante para o reforço de centralidades urbanas já consolidadas, especialmente na área central de Belém.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Brito Ferreira, Instituto Federal do Pará – Campus de Tucuruí

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Pará – Belém (PA), Brasil. Professor do Instituto Federal do Pará – Campus de Tucuruí, Tucuruí, Brasil.

José Queiroz de Miranda Neto, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em geografia pela UNESP - Presidente Prudente - SP, Brasil. Professor da Universidade Federal do Pará - Campus Altamira - Altamira, Brasil.

Referências

CHESNAIS, F. A proeminência da finança no seio do “capital em geral”, o capital fictício e o movimento contemporâneo de mundialização do capital. In.: BRUNHOFF, Suzanne de et al. A finança capitalista. São Paulo: Alameda, 2010. p.95-182.

FIX, M. Uma ponte para a especulação ou a arte da renda na montagem de uma “cidade global”. Caderno CRH. Salvador, v.22, n.55, p.41-64, jan./Abr.2009.

HARVEY, D. Condição Pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 2009.

HARVEY, D. O enigma do capital e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2011.

HARVEY, D. 17 contradições e o fim do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2016.

JAYANA, M. M. de S. Mudanças no processo de produção do espaço belenense diante da financeirização. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

JÚNIOR, L. M. Valor, preço, renda e a propriedade imobiliária: articulação de categorias para análise da financeirização e da produção do espaço contemporâneo. Simpósio Nacional de Geografia Urbana (XVI SIMPURB). De 14 a 17 de novembro de 2019. Local: teatro da UFES e CCHN.

LENCIONI, S. Reestruturação imobiliária: uma análise dos processos de concentração e centralização do capital no setor imobiliário. Revista EURE – Revista de Estudios Urbano Regionales, vol. 40, p 29-47, 2014.

LEFEBVRE, H. A cidade do capital. Rio de Janeiro: DP&A. 1999.

LEOPOLDO, E. Financeirização Imobiliária e Metropolização Regional: o Alphaville na implosão-explosão da metrópole. São Paulo: USP. Tese (Doutorado) Programa de Pós-graduação em Geografia Humana do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2017.

MELAZZO, E. S. A lógica e os instrumentos da financeirização da habitação em ação: provocando o debate sobre o caso brasileiro. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 9, n. 02, 2023. Recuperado em 18 janeiro, 2023, de http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.e2023.02.

MÉNDEZ GUTIÉRREZ DEL VALLE, R. Las escalas de la crisis: Ciudades y desempleo en España. Madri: Fundación 1º de mayo, 2013.

NETO, J. Q. M.; MIRANDA, T. B. S. De. Mercado imobiliário e a produção do espaço metropolitano: uma analise a partir dos condomínios de alto padrão em Belém/Pará. Revista Geografar. Curitiba, v. 19, n. 1, p. 58-80, jan. a jun./2024.

SANTOS, M. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos Países Subdesenvolvidos. São Paulo: Edusp, 2018.

SALOMÃO, T. PDG Realty amplia sua previsão de lançamentos em 2009 para até R$ 3,5 bilhões. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/negocios.

VENTURA NETO, R. da S. Circuito imobiliário e a cidade: coalizões urbanas e dinâmicas de acumulação do capital no espaço intraurbano de Belém. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Belém, 2012.

Downloads

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Brito Ferreira, S., & Miranda Neto, J. Q. de. (2025). A formação do circuito imobiliário no município de Belém e a sua financeirização. Revista Da ANPEGE, 21(45). https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i45.19744

Edição

Seção

Dossiê - Amazônia, Amazônias