A formação do circuito imobiliário no município de Belém e a sua financeirização

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i45.19744

Mots-clés :

financeirização imobiliária, centralidade urbana, Belém (PA)

Résumé

O artigo analisa a constituição do circuito imobiliário residencial de Belém entre 2005 e 2015, enfatizando a reafirmação da área central da cidade no contexto da financeirização da produção capitalista da moradia. O estudo busca compreender as transformações nos sistemas de produção e circulação de imóveis que possibilitaram a inserção de incorporadoras nacionais de capital aberto na capital paraense. Em face disso, destaca-se o papel estruturante do Sistema de Financiamento Imobiliário (Lei nº 9.514/1997) na institucionalização da securitização por meio dos Certificados de Recebíveis Imobiliários, conectando o financiamento habitacional ao mercado de capitais e condicionando ritmos, escalas e localizações da produção imobiliária na cidade. A pesquisa fundamentou-se em bibliografia especializada e em dados financeiros obtidos a partir das ofertas públicas de ações e dos relatórios anuais das incorporadoras, analisados sob uma abordagem quali-quantitativa. Os resultados indicam que a centralização de capitais em empresas de alcance nacional, aliada à ação do Estado, foi determinante para o reforço de centralidades urbanas já consolidadas, especialmente na área central de Belém.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Sandro Brito Ferreira, Instituto Federal do Pará – Campus de Tucuruí

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Pará – Belém (PA), Brasil. Professor do Instituto Federal do Pará – Campus de Tucuruí, Tucuruí, Brasil.

José Queiroz de Miranda Neto, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em geografia pela UNESP - Presidente Prudente - SP, Brasil. Professor da Universidade Federal do Pará - Campus Altamira - Altamira, Brasil.

Références

CHESNAIS, F. A proeminência da finança no seio do “capital em geral”, o capital fictício e o movimento contemporâneo de mundialização do capital. In.: BRUNHOFF, Suzanne de et al. A finança capitalista. São Paulo: Alameda, 2010. p.95-182.

FIX, M. Uma ponte para a especulação ou a arte da renda na montagem de uma “cidade global”. Caderno CRH. Salvador, v.22, n.55, p.41-64, jan./Abr.2009.

HARVEY, D. Condição Pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 2009.

HARVEY, D. O enigma do capital e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2011.

HARVEY, D. 17 contradições e o fim do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2016.

JAYANA, M. M. de S. Mudanças no processo de produção do espaço belenense diante da financeirização. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

JÚNIOR, L. M. Valor, preço, renda e a propriedade imobiliária: articulação de categorias para análise da financeirização e da produção do espaço contemporâneo. Simpósio Nacional de Geografia Urbana (XVI SIMPURB). De 14 a 17 de novembro de 2019. Local: teatro da UFES e CCHN.

LENCIONI, S. Reestruturação imobiliária: uma análise dos processos de concentração e centralização do capital no setor imobiliário. Revista EURE – Revista de Estudios Urbano Regionales, vol. 40, p 29-47, 2014.

LEFEBVRE, H. A cidade do capital. Rio de Janeiro: DP&A. 1999.

LEOPOLDO, E. Financeirização Imobiliária e Metropolização Regional: o Alphaville na implosão-explosão da metrópole. São Paulo: USP. Tese (Doutorado) Programa de Pós-graduação em Geografia Humana do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2017.

MELAZZO, E. S. A lógica e os instrumentos da financeirização da habitação em ação: provocando o debate sobre o caso brasileiro. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 9, n. 02, 2023. Recuperado em 18 janeiro, 2023, de http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.e2023.02.

MÉNDEZ GUTIÉRREZ DEL VALLE, R. Las escalas de la crisis: Ciudades y desempleo en España. Madri: Fundación 1º de mayo, 2013.

NETO, J. Q. M.; MIRANDA, T. B. S. De. Mercado imobiliário e a produção do espaço metropolitano: uma analise a partir dos condomínios de alto padrão em Belém/Pará. Revista Geografar. Curitiba, v. 19, n. 1, p. 58-80, jan. a jun./2024.

SANTOS, M. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos Países Subdesenvolvidos. São Paulo: Edusp, 2018.

SALOMÃO, T. PDG Realty amplia sua previsão de lançamentos em 2009 para até R$ 3,5 bilhões. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/negocios.

VENTURA NETO, R. da S. Circuito imobiliário e a cidade: coalizões urbanas e dinâmicas de acumulação do capital no espaço intraurbano de Belém. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Belém, 2012.

Publiée

2025-12-15

Comment citer

Brito Ferreira, S., & Miranda Neto, J. Q. de. (2025). A formação do circuito imobiliário no município de Belém e a sua financeirização. Revista Da ANPEGE, 21(45). https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i45.19744

Numéro

Rubrique

Dossiê - Amazônia, Amazônias