POSGEO - UFMT e seus impactos sociais: caminhos e perspectivas

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i46.20649

Mots-clés :

pós-graduação, Mato Grosso, Geografia, impactos sociais

Résumé

Reconhecer os impactos sociais de programas de pós-graduação é fundamental para entender seus caminhos e quais perspectivas têm orientado no cumprimento de seu papel social. Apesar de diretrizes mais amplas que orientam as atividades da pós-graduação no Brasil, sabemos que há singularidades que constituem esse nível de formação, muito ligadas também às particularidades geográficas dos programas. Nesse sentido, apresentamos a caminhada do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá (POSGEO), nesses 23 anos de história e relevância no contexto mato-grossense. Os impactos sociais do POSGEO estão diretamente ligados aos elementos que definem sua identidade, dentre eles, a integração ativa entre ensino, pesquisa e extensão a nível nacional e internacional. Tais impactos sociais têm sido percebidos não só nos projetos com foco no desenvolvimento regional e nacional, mas também na formação qualificada de pesquisadores que possibilita a ampliação das ações do POSGEO em diferentes contextos.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Marcia Alves Soares da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Docente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), coordenadora do POSGEO - UFMT.

Francisco de Assis Gonçalves Junior, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Docente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Références

CAPES. Pós-graduação stricto sensu tem mais de 350 mil matriculados. Disponível em https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/pos-graduacao-stricto-sensu-tem-mais-de-350-mil-matriculados. Acesso 4 set 2025.

RELATÓRIO QUADRIENAL CAPES (2021-2024) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - POSGEO (UFMT). 2025.

Publiée

2026-01-18

Comment citer

Alves Soares da Silva, M., & de Assis Gonçalves Junior, F. (2026). POSGEO - UFMT e seus impactos sociais: caminhos e perspectivas. Revista Da ANPEGE, 21(46). https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i46.20649

Numéro

Rubrique

Dossiê - Impactos Sociais dos PPGs em Geografia