POSGEO - UFMT e seus impactos sociais: caminhos e perspectivas

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i46.20649

Mots-clés :

pós-graduação, Mato Grosso, Geografia, impactos sociais

Résumé

Reconhecer os impactos sociais de programas de pós-graduação é fundamental para entender seus caminhos e quais perspectivas têm orientado no cumprimento de seu papel social. Apesar de diretrizes mais amplas que orientam as atividades da pós-graduação no Brasil, sabemos que há singularidades que constituem esse nível de formação, muito ligadas também às particularidades geográficas dos programas. Nesse sentido, apresentamos a caminhada do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá (POSGEO), nesses 23 anos de história e relevância no contexto mato-grossense. Os impactos sociais do POSGEO estão diretamente ligados aos elementos que definem sua identidade, dentre eles, a integração ativa entre ensino, pesquisa e extensão a nível nacional e internacional. Tais impactos sociais têm sido percebidos não só nos projetos com foco no desenvolvimento regional e nacional, mas também na formação qualificada de pesquisadores que possibilita a ampliação das ações do POSGEO em diferentes contextos.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Marcia Alves Soares da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Docente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), coordenadora do POSGEO - UFMT.

Francisco de Assis Gonçalves Junior, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Docente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Références

CAPES. Pós-graduação stricto sensu tem mais de 350 mil matriculados. Disponível em https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/pos-graduacao-stricto-sensu-tem-mais-de-350-mil-matriculados. Acesso 4 set 2025.

RELATÓRIO QUADRIENAL CAPES (2021-2024) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - POSGEO (UFMT). 2025.

Publié-e

2026-01-18

Comment citer

Alves Soares da Silva, M., & de Assis Gonçalves Junior, F. (2026). POSGEO - UFMT e seus impactos sociais: caminhos e perspectivas. Revista Da ANPEGE, 21(46). https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i46.20649

Numéro

Rubrique

Dossiê - Impactos Sociais dos PPGs em Geografia