Entrevista com Judite Medina do Nascimento: desafios da pesquisa e da gestão em espaços insulares

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i44.20179

Mots-clés :

trajetória, pesquisadora, cabo verde

Résumé

Os professores Luís Ricardo Fernandes da Costa (Universidade Estadual de Montes Claros) e Vládia Pinto Vidal de Oliveira (Universidade Federal do Ceará) registram importante diálogo com a professora Judite Medina do Nascimento, pesquisadora residente na cidade de Praia, ilha de Santiago, que compõe o arquipélago de Cabo Verde, país localizado a cerca de 500 km da costa africana. A entrevistada apresenta importante contribuição na Pesquisa, Ensino, Extensão e Gestão, com destaque para sua passagem pela Reitoria da Universidade de Cabo Verde – Uni-CV. Apresenta ainda um belo registro de sua formação, onde relata o contato com diferentes culturas na sua jornada acadêmica. Judite Nascimento, professora que superou barreiras e que ainda contribui de forma substancial para o desenvolvimento do Arquipélago Cabo Verdiano.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Luis Ricardo Fernandes da Costa, Universidade Estadual de Montes Claros

Professor do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Foi Chefe do Departamento de Geociências (gestão 2023/2024) e Coordenador Didático do Curso de Licenciatura em Geografia (gestão 2021/2022). Doutor em Geografia (2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará, com período sanduíche na Universidade de Cabo Verde - Uni-CV. É Licenciado (2012) e Mestre (2014) em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Editor Adjunto da Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade, vinculada ao Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros. Atualmente é Coordenador do Núcleo de Estudos Sismológicos e pesquisador do Laboratório de Geografia Física da mesma Instituição. Atua na área da geografia física com ênfase em geomorfologia, mapeamento geomorfológico e análise ambiental em áreas degradadas/desertificadas.

Vládia Pinto Vidal de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Professora Titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), com Doutorado em Engenharia Agronômica pela Universidade de Almería (UAL), convalidado em Geografia Física (UFC). Geóloga (UNIFOR) e Mestre em Agronomia (UFC), com especializações em Gerenciamento Costeiro (UFC), Desertificação (PNUMA/ONU/IADIZA/CRICYT -Argentina), Recuperação e Conservação de Solos Salinos (PNUMA/CIP/USSR Moscou-Yerevan e Tashkent). Atua como docente nos programas de Pós-Graduação em Geografia e Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Coordenou projetos internacionais como WAVES/CNPq/BMBF, ALFA-ECOZONAR, Hidroponia no Semiárido e Pró-África (Cabo Verde). Participou do projeto INNOVATE (Brasil-Alemanha) e coordenou o Mestrado PRODEMA-UFC (2004-2008, 2015) e o Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente em Rede (2009-2013).É editora-chefe da Revista REDE-PRODEMA e coordenou o Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente em parceria com a Universidade de Cabo Verde (2014-2018). Bolsista de Produtividade do CNPq (2008-2014), lidera Grupos de Pesquisa em Ecodinâmica e Recuperação Ambiental. Atua como especialista na Comissão das Nações Unidas para o Combate à Desertificação. Possui experiências em geociências, zoneamento ambiental, Zoneamento Ecológico-Econômico, solos na dinâmica de paisagens, sensoriamento remoto e planejamento territorial. 

Références

Não há referências em decorrência do tipo de produção (entrevista).

Publiée

2025-06-29

Comment citer

Costa, L. R. F. da, & Oliveira, V. P. V. de. (2025). Entrevista com Judite Medina do Nascimento: desafios da pesquisa e da gestão em espaços insulares. Revista Da ANPEGE, 21(44). https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i44.20179