Entrevista a Judite Medina do Nascimento: desafíos de la investigación y la gestión en espacios insulares

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i44.20179

Palabras clave:

trayectoria, investigador, cabo verde

Resumen

Los profesores Luís Ricardo Fernandes da Costa (Universidade Estadual de Montes Claros) y Vládia Pinto Vidal de Oliveira (Universidade Federal do Ceará) grabaron una importante conversación con la profesora Judite Medina do Nascimento, investigadora residente en Praia, isla de Santiago, parte del archipiélago de Cabo Verde, país ubicado a aproximadamente 500 km de la costa africana. La entrevistada ha realizado importantes contribuciones a la investigación, la docencia, la extensión y la gestión, con énfasis en su etapa como rectora de la Universidad de Cabo Verde – Uni-CV. También presenta un hermoso relato de su formación, donde describe su contacto con diferentes culturas durante su trayectoria académica. Judite Nascimento, una profesora que superó barreras y que continúa contribuyendo sustancialmente al desarrollo del archipiélago caboverdiano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luis Ricardo Fernandes da Costa, Universidade Estadual de Montes Claros

Professor do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Foi Chefe do Departamento de Geociências (gestão 2023/2024) e Coordenador Didático do Curso de Licenciatura em Geografia (gestão 2021/2022). Doutor em Geografia (2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará, com período sanduíche na Universidade de Cabo Verde - Uni-CV. É Licenciado (2012) e Mestre (2014) em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Editor Adjunto da Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade, vinculada ao Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros. Atualmente é Coordenador do Núcleo de Estudos Sismológicos e pesquisador do Laboratório de Geografia Física da mesma Instituição. Atua na área da geografia física com ênfase em geomorfologia, mapeamento geomorfológico e análise ambiental em áreas degradadas/desertificadas.

Vládia Pinto Vidal de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Professora Titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), com Doutorado em Engenharia Agronômica pela Universidade de Almería (UAL), convalidado em Geografia Física (UFC). Geóloga (UNIFOR) e Mestre em Agronomia (UFC), com especializações em Gerenciamento Costeiro (UFC), Desertificação (PNUMA/ONU/IADIZA/CRICYT -Argentina), Recuperação e Conservação de Solos Salinos (PNUMA/CIP/USSR Moscou-Yerevan e Tashkent). Atua como docente nos programas de Pós-Graduação em Geografia e Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Coordenou projetos internacionais como WAVES/CNPq/BMBF, ALFA-ECOZONAR, Hidroponia no Semiárido e Pró-África (Cabo Verde). Participou do projeto INNOVATE (Brasil-Alemanha) e coordenou o Mestrado PRODEMA-UFC (2004-2008, 2015) e o Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente em Rede (2009-2013).É editora-chefe da Revista REDE-PRODEMA e coordenou o Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente em parceria com a Universidade de Cabo Verde (2014-2018). Bolsista de Produtividade do CNPq (2008-2014), lidera Grupos de Pesquisa em Ecodinâmica e Recuperação Ambiental. Atua como especialista na Comissão das Nações Unidas para o Combate à Desertificação. Possui experiências em geociências, zoneamento ambiental, Zoneamento Ecológico-Econômico, solos na dinâmica de paisagens, sensoriamento remoto e planejamento territorial. 

Citas

Não há referências em decorrência do tipo de produção (entrevista).

Publicado

2025-06-29

Cómo citar

Costa, L. R. F. da, & Oliveira, V. P. V. de. (2025). Entrevista a Judite Medina do Nascimento: desafíos de la investigación y la gestión en espacios insulares. Revista Da ANPEGE, 21(44). https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i44.20179