As crianças e o lugar: conceito e espaço de vivência

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5418/ra2024.v20i42.17927

Mots-clés :

criança, escola, geografia, lugar

Résumé

Com o objetivo de discutir o lugar enquanto conceito e espaço de vivência, este texto problematiza desenhos de lugares considerados importantes, elaborados por alunos do 5º ano de uma escola municipal de Ensino Fundamental, do oeste do Estado de Santa Catarina. Aportado teoricamente na hermenêutica, para pensar sobre a noção de lugar expressa, foi realizado um estudo apoiado em aspectos da Análise Textual Discursiva, que serve às discussões neste ensaio teórico. Do olhar aos desenhos emergiram formas e conteúdos que remeteram às noções de vivido, percebido e concebido, e que permitiram configurar três categorias: glocal como lugar, lugar como glocal e vida como lugar. O estudo apontou a diversidade e a dinamicidade das relações e abordagens criadas pelas crianças, que apreendem o mundo entrecruzando com o lugar, e mostrou a potencialidade de articulação com diferentes áreas, desde que articuladas aos entendimentos de lugar enquanto noção ancorada na Geografia.

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Bibliographies de l'auteur

Adriana Maria Andreis, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Professora na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/Chapecó/SC, na Licenciatura em Geografia, PPGGeo/Mestrado em Geografia e PPGE/Mestrado em Educação. Doutora em Educação nas Ciências: concentração Geografia pela UNIJUI/RS com doutorado sanduíche pela Universidad Autónoma de Madrid - UAM, Espanha. Pós-doutorado em andamento (2023-2024) no Centro de Estudos Geográficos (CEG)/Universidade de Lisboa/PT. Mestre em Educação nas Ciências - com área de concentração em Geografia pela UNIJUI - Ijuí/RS. Graduada em Geografia pela URI Santo Ângelo/RS e especialista em Ensino da Geografia pela UNIFRA Santa Maria/RS.

Helena Copetti Callai, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Possui graduação em Estudos Sociais (1969) e Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1973), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1996). Pós-doutorado na UAM- Universidade Autônoma de Madrid Espanha. Professora aposentada na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Professora colaboradora no Programa de Pós graduação em Geografia na Universidade Federal da Fronteira Sul. Professora colaboradora no Doctorado en Didáctica de las Ciências da PUCV- Chile (2021). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia, geografia, educação geográfica, ensino de geografia, cidade e cidadania. Bolsista PQ/CNPq- Nível 1D.

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Publiée

2024-11-02

Comment citer

Andreis, A. M., & Callai, H. C. (2024). As crianças e o lugar: conceito e espaço de vivência. Revista Da ANPEGE, 20(42). https://doi.org/10.5418/ra2024.v20i42.17927