Os cursos de Geografia e a educação para as relações etnicorraciais

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i38.15699

Mots-clés :

Ensino de Geografia, relações etnicorraciais, Lei 10.639

Résumé

Segundo o primado eurocêntrico vigente na educação brasileira, no ensino de Geografia o lugar da África e da diáspora africana ainda é tratado de forma fragmentária seguindo a narrativa colonial. A aprovação da lei 10. 639/03 e das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) implicam em uma alteração desse cenário. O objetivo deste trabalho é identificar e analisar a implementação destas legislações nos currículos dos cursos de graduação em Geografia a partir dos seguintes questionamentos: Os cursos constituíram disciplina(s) específica(s) para o ensino de Geografia da África ou da Educação para as relações etnicorraciais?; Se sim, tais disciplinas são obrigatórias ou optativas?; Se não, estes conteúdos são abordados em outras disciplinas? Houve contratação de docentes para ministrar tais disciplinas?; e, por fim, As disciplinas são ofertadas em quais modalidades (bacharelado/licenciatura)?

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Fernando José Primo do Nascimento, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (2013) e Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania pela mesma instituição (2017). Integrante do Laboratório de Estudos de Gênero,
Étnico-Raciais e Espacialidade (LAGENTE) do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais
(IESA) da UFG. Foi bolsista de iniciação científica e bolsista extensão em projetos da
Universidade Federal de Viçosa. Estagiou no Centro de Tecnologia Alternativas da Zona
da Mata (CTAZM), Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef, Secretaria Municipal
de Educação de Viçosa-MG, Laboratório de Geomorfologia do Quaternário, Laboratório
de Geoprocessamento. Possui interesse nas áreas de Ensino de Geografia, Educação
das relações étnico-raciais, Geografia do continente Africano, Educação socioambiental,
Sistema de Informações Geográficas.

 

Références

ANJOS, Rafael Sânzio Araújo dos. A geografia, a África e os negros brasileiros. In: MUNANGA, K. (Org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Fundamental, 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/racismo_escola.pdf. Acesso em: 22 fev. 2022.

ARAÚJO, Leonor Franco. A Lei 10.639/2003 e sua maior idade. Há o que se comemorar? Revista Docência e Cibercultura. Rio de Janeiro v. 5 n. 2 p. 279 Maio/Ago 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/57479. Acesso em: 15 jan. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africana. Brasília: CNE, 2004b. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/diversas/temas_interdisciplinares/diretrizes_curriculares_nacionais_para_a_educacao_das_relacoes_etnico_raciais_e_para_o_ensino_de_historia_e_cultura_afro_brasileira_e_africana.pdf. Acesso em: 16 jan. 2022.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/

ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm. Acessado: 15 jan. 2022.

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 15 nov.

BRASIL. MEC/CNE. Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004, 2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2022.

CRUZ, Valter do Carmo. Geografia e pensamento descolonial: notas sobre um diálogo necessário para a renovação do pensamento crítico. In: CRUZ, Valter do Carmo; OLIVEIRA, Denilson Araujo de. (Org.). Geografia e Giro Descolonial: experiências, ideias e horizontes de renovação do pensamento crítico. 1ª. Edição. Rio de Janeiro. Letra Capital; 2017. pp. 15-36.

GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, vol. 12, nº.1, p.102. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/5_Gomes_N%20L_Rel_etnico_raciais_educ%20e%20descolonizacao%20do%20curriculo.pdf. Acesso em: 27 jan. 2022.

GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira e GONÇALVES e SILVA, Petronilha Beatriz. Movimento negro e educação. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro. N° 15, Set/Out/Nov/Dez 2000, p. 134-158. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/8rz8S3Dxm9ZLBghPZGKtPjv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 jan. 2022.

GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.

MENDES, Raquel Almeida e RATTS, Alex. O lugar da África no Ensino de Geografia. In: ENANPEGE. A Geografia Brasileira na Ciência-Mundo: produção, circulação e apropriação do conhecimento. São Paulo. Anais Eletrônicos [...], 2017. Disponível em: http://www.enanpege.ggf.br/2019/resources/anais/8/1562639374_ARQUIVO_MENDES_RATTS_TRABALHOENANPEGE.pdf. Acesso em: 05 fev. 2022.

OLIVEIRA, Denilson Araújo de. Legado de um professor: uma homenagem a Andrelino de Oliveira Campos. [SYN]THESIS, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 9-15, jun./dez. 2016. Disponível em: file:///C:/Users/fjpri/AppData/Local/Temp/45947-154793-1-SM.pdf. Acesso em: 05 dez. 2021.

PARECER CNE/CP 003/2004. In: Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006. Disponível em: http://etnicoracial.mec.gov.br/publicacoes/item/17-orientacoes-e-acoes. Acesso em: 16 dez. 2021.

PASSOS, Joana Célia dos, e NOGUEIRA, Azânia Mahin Romão. O lugar das relações étnicoraciais na geografia. Terra Livre. São Paulo, Ano 31, Vol.2, n 47, 2016, p. 114-147. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/terralivre/article/view/1272. Acesso em: 25 jan. 2022.

RATTS, Alex. A questão étnica e/ou racial no espaço: a diferença no território e a geografia. Boletim

Paulista de Geografia, nº 104, jul.-dez. 2020. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/2134. Acessado: 15 jan. 2022.

RATTS, A. J. P. et al. Representações da África e da população negra nos livros didáticos de geografia. Revista da Casa da Geografia de Sobral, Sobral, v. 8, n. 1, p. 45-59, 2006.

SANTOS, Renato Emerson dos (Org.). Diversidade, espaço e relações étnico-raciais: o negro na Geografia do Brasil. 3ª ed., Belo Horizonte, Autentica Editora, 2013.

SANTOS, Sales Augusto dos. Uma Contribuição Crítica ao “Ensino da Educação das Relações Étnico-Raciais” nas Ciências Sociais. Revista TOMO, São Cristóvão, Sergipe, Brasil, n. 35, p. 251-292, jul./dez. 2019. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/tomo/article/view/10854. Acesso em: 28 jan. 2022.

SANTOS, Sales Augusto dos. Educação: um pensamento negro contemporâneo. Jundiaí, Paco Editorial: 2014.

SANTOS, Renato Emerson dos. Ensino de Geografia e currículo: questões a partir da Lei 10.639. Terra Livre. São Paulo/SP, Ano 26, V.1, n. 34 p. 141-160 Jan-Jun/2010.

SANTOS, Sales Augusto dos. A Lei Nº 10.639/03 Como Fruto da Luta Anti-racista do Movimento Negro. In: SANTOS, Sales Augusto dos (Org.). Educação antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Brasília: MEC/SECAD, 2005. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/bib_volume2_educacao_anti_racista_caminhos_abertos_pela_lei_federal_10639_2003.pdf. Acesso em: 25 jan. 2022.

SANTOS, Sales Augusto dos. Falta de mão de obra, habilidades técnicas ou origem racial? Fatores que condicionaram a imigração europeia para o estado de São Paulo no final do século XIX. Pós. Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Brasília. Vol. 1, nº 1, p. 37-73, 1997.

SILVA. Ana Célia da. Uma foto: o Movimento Negro Unificado-BA e a Reunião da SBPC em 1981 em Salvador. Conversas de Historiadoras, 07 jun. 2020. Disponível em: https://conversadehistoriadoras.com/2020/06/07/um-mundo-em-uma-foto/. Acesso em: 28 fev. 2022.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Entre Brasil e África: Construindo Conhecimento e Militância. Belo Horizonte-MG. Editora Mazza, 2011.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3 ed. 4 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2013, 156 p

SIQUEIRA, Diogo Marçal e CORREA, Gabriel Siqueira Correa. A questão Étnico-racial na Geografia Brasileira: um Debate Introdutório sobre a Produção Acadêmica nas Pósgraduações. Revista da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (Anpege). p.29-58, V.10, n.13, jan-jun.2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6476. Acesso em: 28 jan 2022.

WEDDERBURN, Carlos Moore. Novas bases para o Ensino da História da África no Brasil. In: SANTOS, Sales Augusto dos (Org.). Educação antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Brasília: MEC/SECAD, 2005. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/bib_volume2_educacao_anti_racista_caminhos_abertos_pela_lei_federal_10639_2003.pdf. Acesso em: 25 jan. 2022.

Téléchargements

Publiée

2023-07-27

Comment citer

Primo do Nascimento, F. J. (2023). Os cursos de Geografia e a educação para as relações etnicorraciais. Revista Da ANPEGE, 19(38). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i38.15699

Numéro

Rubrique

Seção Temática Geografias Negras