Los CURSOS DE GEOGRAFÍA Y EDUCACIÓN PARA LAS RELACIONES ETNICORRACIALES
DOI:
https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i38.15699Palabras clave:
Enseñanza de la Geografía, relaciones etnicorraciales, Ley 10.639Resumen
De acuerdo con la primacía eurocéntrica imperante en la educación brasileña, en la enseñanza de la Geografía el lugar de África y de la diáspora africana todavía es tratado de forma fragmentaria siguiendo la narrativa colonial. La aprobación de la ley 10.639/03 y de las Directrices Curriculares Nacionales (DCN) para la Educación de las Relaciones Étnico-Raciales (ERER) implican un cambio en este escenario. El objetivo de este trabajo es identificar y analizar la implementación de esta legislación en los planes de estudio de los cursos de pregrado en Geografía, a partir de las siguientes preguntas: Los cursos constituyeron disciplina(s) específica(s) para la enseñanza de la Geografía del Continente Africano o Educación por las relaciones étnicorraciales?; En caso afirmativo, ¿son estas materias obligatorias u optativas?; Si no, ¿estos contenidos están cubiertos en otras disciplinas? ¿Se contrataron profesores para impartir estas materias?; y, por último, ¿Qué disciplinas se ofrecen (licenciatura/licenciatura)?
Descargas
Citas
ANJOS, Rafael Sânzio Araújo dos. A geografia, a África e os negros brasileiros. In: MUNANGA, K. (Org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Fundamental, 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/racismo_escola.pdf. Acesso em: 22 fev. 2022.
ARAÚJO, Leonor Franco. A Lei 10.639/2003 e sua maior idade. Há o que se comemorar? Revista Docência e Cibercultura. Rio de Janeiro v. 5 n. 2 p. 279 Maio/Ago 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/57479. Acesso em: 15 jan. 2022.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africana. Brasília: CNE, 2004b. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/diversas/temas_interdisciplinares/diretrizes_curriculares_nacionais_para_a_educacao_das_relacoes_etnico_raciais_e_para_o_ensino_de_historia_e_cultura_afro_brasileira_e_africana.pdf. Acesso em: 16 jan. 2022.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/
ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm. Acessado: 15 jan. 2022.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 15 nov.
BRASIL. MEC/CNE. Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004, 2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2022.
CRUZ, Valter do Carmo. Geografia e pensamento descolonial: notas sobre um diálogo necessário para a renovação do pensamento crítico. In: CRUZ, Valter do Carmo; OLIVEIRA, Denilson Araujo de. (Org.). Geografia e Giro Descolonial: experiências, ideias e horizontes de renovação do pensamento crítico. 1ª. Edição. Rio de Janeiro. Letra Capital; 2017. pp. 15-36.
GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, vol. 12, nº.1, p.102. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/5_Gomes_N%20L_Rel_etnico_raciais_educ%20e%20descolonizacao%20do%20curriculo.pdf. Acesso em: 27 jan. 2022.
GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira e GONÇALVES e SILVA, Petronilha Beatriz. Movimento negro e educação. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro. N° 15, Set/Out/Nov/Dez 2000, p. 134-158. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/8rz8S3Dxm9ZLBghPZGKtPjv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 jan. 2022.
GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.
MENDES, Raquel Almeida e RATTS, Alex. O lugar da África no Ensino de Geografia. In: ENANPEGE. A Geografia Brasileira na Ciência-Mundo: produção, circulação e apropriação do conhecimento. São Paulo. Anais Eletrônicos [...], 2017. Disponível em: http://www.enanpege.ggf.br/2019/resources/anais/8/1562639374_ARQUIVO_MENDES_RATTS_TRABALHOENANPEGE.pdf. Acesso em: 05 fev. 2022.
OLIVEIRA, Denilson Araújo de. Legado de um professor: uma homenagem a Andrelino de Oliveira Campos. [SYN]THESIS, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 9-15, jun./dez. 2016. Disponível em: file:///C:/Users/fjpri/AppData/Local/Temp/45947-154793-1-SM.pdf. Acesso em: 05 dez. 2021.
PARECER CNE/CP 003/2004. In: Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006. Disponível em: http://etnicoracial.mec.gov.br/publicacoes/item/17-orientacoes-e-acoes. Acesso em: 16 dez. 2021.
PASSOS, Joana Célia dos, e NOGUEIRA, Azânia Mahin Romão. O lugar das relações étnicoraciais na geografia. Terra Livre. São Paulo, Ano 31, Vol.2, n 47, 2016, p. 114-147. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/terralivre/article/view/1272. Acesso em: 25 jan. 2022.
RATTS, Alex. A questão étnica e/ou racial no espaço: a diferença no território e a geografia. Boletim
Paulista de Geografia, nº 104, jul.-dez. 2020. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/2134. Acessado: 15 jan. 2022.
RATTS, A. J. P. et al. Representações da África e da população negra nos livros didáticos de geografia. Revista da Casa da Geografia de Sobral, Sobral, v. 8, n. 1, p. 45-59, 2006.
SANTOS, Renato Emerson dos (Org.). Diversidade, espaço e relações étnico-raciais: o negro na Geografia do Brasil. 3ª ed., Belo Horizonte, Autentica Editora, 2013.
SANTOS, Sales Augusto dos. Uma Contribuição Crítica ao “Ensino da Educação das Relações Étnico-Raciais” nas Ciências Sociais. Revista TOMO, São Cristóvão, Sergipe, Brasil, n. 35, p. 251-292, jul./dez. 2019. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/tomo/article/view/10854. Acesso em: 28 jan. 2022.
SANTOS, Sales Augusto dos. Educação: um pensamento negro contemporâneo. Jundiaí, Paco Editorial: 2014.
SANTOS, Renato Emerson dos. Ensino de Geografia e currículo: questões a partir da Lei 10.639. Terra Livre. São Paulo/SP, Ano 26, V.1, n. 34 p. 141-160 Jan-Jun/2010.
SANTOS, Sales Augusto dos. A Lei Nº 10.639/03 Como Fruto da Luta Anti-racista do Movimento Negro. In: SANTOS, Sales Augusto dos (Org.). Educação antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Brasília: MEC/SECAD, 2005. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/bib_volume2_educacao_anti_racista_caminhos_abertos_pela_lei_federal_10639_2003.pdf. Acesso em: 25 jan. 2022.
SANTOS, Sales Augusto dos. Falta de mão de obra, habilidades técnicas ou origem racial? Fatores que condicionaram a imigração europeia para o estado de São Paulo no final do século XIX. Pós. Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Brasília. Vol. 1, nº 1, p. 37-73, 1997.
SILVA. Ana Célia da. Uma foto: o Movimento Negro Unificado-BA e a Reunião da SBPC em 1981 em Salvador. Conversas de Historiadoras, 07 jun. 2020. Disponível em: https://conversadehistoriadoras.com/2020/06/07/um-mundo-em-uma-foto/. Acesso em: 28 fev. 2022.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Entre Brasil e África: Construindo Conhecimento e Militância. Belo Horizonte-MG. Editora Mazza, 2011.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3 ed. 4 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2013, 156 p
SIQUEIRA, Diogo Marçal e CORREA, Gabriel Siqueira Correa. A questão Étnico-racial na Geografia Brasileira: um Debate Introdutório sobre a Produção Acadêmica nas Pósgraduações. Revista da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (Anpege). p.29-58, V.10, n.13, jan-jun.2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6476. Acesso em: 28 jan 2022.
WEDDERBURN, Carlos Moore. Novas bases para o Ensino da História da África no Brasil. In: SANTOS, Sales Augusto dos (Org.). Educação antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Brasília: MEC/SECAD, 2005. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/bib_volume2_educacao_anti_racista_caminhos_abertos_pela_lei_federal_10639_2003.pdf. Acesso em: 25 jan. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyrights and grant the Journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this Journal.
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the Journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or in a book chapter), with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and share their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Open Access - http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)