Aulas de educação ambiental na horta estudantil: a disciplina de geografia com seus mecanismos proporcionando a teorização e práticas nos anos finais do ensino fundamental

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DOI :

https://doi.org/10.5418/ra2024.v20i41.13589

Mots-clés :

educação ambiental, recorte geográfico, horta estudantil, experimentações

Résumé

Atualmente, o termo Educação Ambiental (EA) é amplamente divulgado na mídia internacional e nacional. Assim, esse trabalho teve como objetivo unir as teorias e práticas sobre a EA usando como recorte geográfico a horta estudantil com os alunos do fundamental II. Como procedimentos metodológicos realizou-se uma revisão de literatura a respeito da EA e sobre a importância de ter uma Horta na Escola. As experimentações contaram com mapas e plantas da área de estudo, construção de histograma, inúmeras imagens das práticas desenvolvidas pelos alunos. Utilizou-se as seguintes ferramentas: rastelos, enxadas, tesouras para podas de plantas, alicates para podas de hortaliças, luvas para pulverizações, celulares para registros das práticas. A geografia e suas ferramentas foram fundamentais para que se consolidasse o trabalho. A produtividade em grande escala não era o foco deste trabalho e sim a retroalimentação de saberes práticos.

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Biographie de l'auteur

Marcelo Henrique de Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio (Puc-Rio)

Doutorando em geografia pela Puc - Rio, mestrado profissional em meio ambiente e sustentabilidade pela UNEC/FUNEC, especialista em gestão ambiental pela FIJ; licenciatura plena em geografia pela FAFILE/UEMG. Membro do GeTERJ (Gestão Territorial no Estado do Rio de Janeiro) ligado ao DGP - Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, membro do GAGEN (Geotechnology Applied to Global Environment - UFES) junto ao departamento de ciências florestais - mestrado e doutorado, membro do ECOPOL (Grupo de Pesquisa em Ecologia Política) junto ao departamento de geografia e meio ambiente da Puc - Rio.

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Site:

WWW.GOOGLE EARTH.COM.BR. Acessado dia 23/11/2019 às 21h30min.

Publiée

2024-07-10

Comment citer

de Souza, M. H. (2024). Aulas de educação ambiental na horta estudantil: a disciplina de geografia com seus mecanismos proporcionando a teorização e práticas nos anos finais do ensino fundamental. Revista Da ANPEGE, 20(41), 1–17. https://doi.org/10.5418/ra2024.v20i41.13589