“Unidade na diversidade”: perfil institucional e papel social de um Programa De Pós-Graduação em Geografia – o PPGG/UFRJ

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i46.20658

Mots-clés :

PPGG/UFRJ, Unidade na diversidade, Pós-graduação em Geografia, Políticas públicas, Inserção social

Résumé

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGG/UFRJ), criado em 1972, se consolidou como espaço singular na pós-graduação nacional, marcado pelo princípio da “unidade na diversidade. Diferente de programas estruturados em torno de uma matriz epistemológica dominante, o PPGG/UFRJ nasceu da pluralidade de formações de seu corpo docente e da convivência de diferentes tradições da Geografia. Este artigo analisa a trajetória histórica, o perfil institucional e os impactos sociais, científicos e culturais do PPGG/UFRJ e examina como os impactos do programa ultrapassam o plano acadêmico, manifestando-se na contribuição para políticas públicas, na atuação junto a comunidades tradicionais e movimentos sociais, na formação de professores da educação básica e superior, no desenvolvimento de tecnologias sociais e ambientais e na liderança em debates sobre temas fundamentais à sociedade brasileira. Sua trajetória demonstra a vitalidade de um projeto coletivo em que a diversidade se transforma em unidade disciplinar, relevância social e excelência acadêmica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Rafael Winter Ribeiro, Programa do Pós-Graduação em Geografia/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Geógrafo com doutorado pela Univesidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e estágio doutoral na Université de Pau et des Pays de lAdour, França. Professor Associado do Departamento de Geografia da UFRJ, atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ (nível 7 da Capes) e do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) (Nível 4 da Capes). É um dos coordenadores do Laboratório Geoppol (Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Território) e foi editor da Revista Espaço Aberto (2014-2024). Membro do International Council on Monuments and Sites (ICOMOS), eleito como conselheiro da Região Sudeste no Conselho Diretor para o mandato 2024-26. Membro eleito do Conselho Científico da Association Internationale de Géographie Francophone (AIGF). Atuou em diferentes projetos na área de preservação do patrimônio e da paisagem, entre os quais a preparação do dossiê de inscrição do Rio de Janeiro na Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO (2009-2012) e seu Plano de Gestão (2012-2014). Entre suas publicações estão os livros Paisagem Cultural e Patrimônio (IPHAN, 2007), Rio de Janeiro, paisagens entre a Montanha e o Mar / Rio de Janeiro, landscapes between the mountain and the sea (UNESCO, 2016) e a organização das coletânea Espaços da Democracia (Bertrand Brasil, 2013) e A Política da Paisagem (Terra Escrita, 2022). Pesquisador nível C do CNPq como Bolsista Produtividade e Cientista do Nosso Estado da Faperj. Codiretor da Cátedra UNESCO Patrimônio e Paisagem Cultural. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Política, Patrimônio Cultural e Política da Paisagem.

William Ribeiro da Silva, Programa de Pós-Graduação em Geografia/Universidade Federal do Rio de Janeiro

É professor Titular do Departamento de Geografia e Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, atuando em ensino, pesquisa e extensão. Foi Coordenador do PPGG/UFRJ (2021-2024), Chefe do Departamento de Geografia da UFRJ (2012-2016), Tutor do Grupo PET/Geografia/UFRJ (2010-2016). Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Foi Visiting Researcher na City University of New York (CUNY), nos Estados Unidos, para estudos de Pós-doutoramento, com bolsa do CNPq (2018-2019). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção do Espaço Urbano e redefinições regionais; Reestruturação espacial; Agentes econômicos e dinâmicas espaciais; Ensino de Geografia. Coordenador da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (ReCiMe), do Grupo de Pesquisa sobre Reestruturação e Centralidade (GRUCE) e do Laboratório de Gestão do Território (Laget); Orientador de Iniciação Científica, Monografia, Mestrado e Doutorado em Geografia. Supervisor de Pós-doutoramento. É coordenador do INCT/ReCiMe Rede de pesquisadores sobre Cidades Médias ReCiMe Urbanização contemporânea e as cidades médias brasileiras (CNPq) e dos projetos de pesquisa: -Reestruturação Urbana do Estado do Rio de Janeiro, com financiamento da FAPERJ (edital de Projetos temáticos); -REESTRUTURAÇÃO URBANA CORPORATIVA: REDES DE SHOPPING CENTERS NO BRASIL (PQ-B/CNPq) e -Reestruturação Urbana e cidades médias: Brasil, Chile e Espanha (chamada ConhecBrasil-REDES/CNPq), além do projeto de extensão Oficinas de Geografia Urbana, apoiado pela PR5/UFRJ e CAPES/PROEXT-PG. Membro do Conselho Editorial da Revista Cidades e da Revista Espaço Aberto e Membro do conselho científico das revistas Geografia em Atos; Formação; Caderno Prudentino de Geografia, Geografia e pesquisa, Geousp, Revista da ANPEGE, Cadernos Metrópole, Revista Brasileira de Geografia. Pesquisador do CNPq e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.

Manoel do Couto Fernandes, Programa do Pós-Graduação em Geografia/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão da UFRJ. Atualmente é o coordenador do GEOCART (Laboratório de Cartografia do Departamento de Geografia da UFRJ). Tem pós-doutorado na Universidade de Wolverhampton (UK) e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ. Desenvolve pesquisas na área de Geociências, com ênfase em Cartografia, Geoecologia e GIScience, orientando alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Em suas atividades profissionais e de pesquisa, interage com vários colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos nas áreas de Geoecologia, Cartografia, Cartografia Histórica, GIScience e Geomorfologia.

Références

CORRÊA, R. L. O Espaço Urbano. 3ª Ed. São Paulo: Editora Ática S.A, 1995.

CRUZ, C. B. M.; FERNANDES, M. do C.; SILVA, W. R. da. (org.). Pesquisa e formação em Geografia: desafios de um mundo em transformação. Rio de Janeiro: Editora IVIDES, 2025. 364p. ISBN: 978-65-985676-1-3. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.14736562

SILVA, W. R.; NASCIMENTO, B. P. Ensino de Geografia e exclusão social. Buscando aproximação entre ensino, pesquisa e extensão universitária em uma escola socioeducativa. Revista Ensino de Geografia, v. 3, p. 138-160, 2020.

SANTOS, M; SILVEIRA. M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro / São Paulo: Record, 2001. 471 p.

SOBRAL, D. S. O direito à cidade em uma cidade gerida pelo medo: a territorialidade entre jovens em conflito com a lei no Rio de Janeiro. 2024. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publié-e

2026-01-18

Comment citer

Winter Ribeiro, R., Ribeiro da Silva, W., & Fernandes, M. do C. (2026). “Unidade na diversidade”: perfil institucional e papel social de um Programa De Pós-Graduação em Geografia – o PPGG/UFRJ. Revista Da ANPEGE, 21(46). https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i46.20658

Numéro

Rubrique

Dossiê - Impactos Sociais dos PPGs em Geografia