“Unity in diversity”: institutional profile and social role of a Postgraduate Program in Geography – the PPGG/UFRJ

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i46.20658

Keywords:

PPGG/UFRJ, Unidade na diversidade, Pós-graduação em Geografia, Políticas públicas, Inserção social

Abstract

The Graduate Program in Geography at the Federal University of Rio de Janeiro (PPGG/UFRJ), established in 1972, has established itself as a unique space within the national graduate studies landscape, characterized by the principle of  “unity in diversity. Unlike programs structured around a dominant epistemological framework, PPGG/UFRJ was born from the plurality of its faculty's academic backgrounds and from the coexistence of different traditions within Geography. This article analyses the historical trajectory, institutional profile, and the social, scientific, and cultural impacts of PPGG/UFRJ. It examines how the program's impacts extend beyond the academic sphere, manifesting in contributions to public policies, engagement with traditional communities and social movements, the training of basic and higher education teachers, the development of social and environmental technologies, and leadership in debates on issues fundamental to Brazilian society. Its trajectory demonstrates the vitality of a collective project in which diversity is transformed into disciplinary unity, social relevance, and academic excellence.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rafael Winter Ribeiro, Programa do Pós-Graduação em Geografia/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Geógrafo com doutorado pela Univesidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e estágio doutoral na Université de Pau et des Pays de lAdour, França. Professor Associado do Departamento de Geografia da UFRJ, atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ (nível 7 da Capes) e do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) (Nível 4 da Capes). É um dos coordenadores do Laboratório Geoppol (Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Território) e foi editor da Revista Espaço Aberto (2014-2024). Membro do International Council on Monuments and Sites (ICOMOS), eleito como conselheiro da Região Sudeste no Conselho Diretor para o mandato 2024-26. Membro eleito do Conselho Científico da Association Internationale de Géographie Francophone (AIGF). Atuou em diferentes projetos na área de preservação do patrimônio e da paisagem, entre os quais a preparação do dossiê de inscrição do Rio de Janeiro na Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO (2009-2012) e seu Plano de Gestão (2012-2014). Entre suas publicações estão os livros Paisagem Cultural e Patrimônio (IPHAN, 2007), Rio de Janeiro, paisagens entre a Montanha e o Mar / Rio de Janeiro, landscapes between the mountain and the sea (UNESCO, 2016) e a organização das coletânea Espaços da Democracia (Bertrand Brasil, 2013) e A Política da Paisagem (Terra Escrita, 2022). Pesquisador nível C do CNPq como Bolsista Produtividade e Cientista do Nosso Estado da Faperj. Codiretor da Cátedra UNESCO Patrimônio e Paisagem Cultural. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Política, Patrimônio Cultural e Política da Paisagem.

William Ribeiro da Silva, Programa de Pós-Graduação em Geografia/Universidade Federal do Rio de Janeiro

É professor Titular do Departamento de Geografia e Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, atuando em ensino, pesquisa e extensão. Foi Coordenador do PPGG/UFRJ (2021-2024), Chefe do Departamento de Geografia da UFRJ (2012-2016), Tutor do Grupo PET/Geografia/UFRJ (2010-2016). Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Foi Visiting Researcher na City University of New York (CUNY), nos Estados Unidos, para estudos de Pós-doutoramento, com bolsa do CNPq (2018-2019). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção do Espaço Urbano e redefinições regionais; Reestruturação espacial; Agentes econômicos e dinâmicas espaciais; Ensino de Geografia. Coordenador da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (ReCiMe), do Grupo de Pesquisa sobre Reestruturação e Centralidade (GRUCE) e do Laboratório de Gestão do Território (Laget); Orientador de Iniciação Científica, Monografia, Mestrado e Doutorado em Geografia. Supervisor de Pós-doutoramento. É coordenador do INCT/ReCiMe Rede de pesquisadores sobre Cidades Médias ReCiMe Urbanização contemporânea e as cidades médias brasileiras (CNPq) e dos projetos de pesquisa: -Reestruturação Urbana do Estado do Rio de Janeiro, com financiamento da FAPERJ (edital de Projetos temáticos); -REESTRUTURAÇÃO URBANA CORPORATIVA: REDES DE SHOPPING CENTERS NO BRASIL (PQ-B/CNPq) e -Reestruturação Urbana e cidades médias: Brasil, Chile e Espanha (chamada ConhecBrasil-REDES/CNPq), além do projeto de extensão Oficinas de Geografia Urbana, apoiado pela PR5/UFRJ e CAPES/PROEXT-PG. Membro do Conselho Editorial da Revista Cidades e da Revista Espaço Aberto e Membro do conselho científico das revistas Geografia em Atos; Formação; Caderno Prudentino de Geografia, Geografia e pesquisa, Geousp, Revista da ANPEGE, Cadernos Metrópole, Revista Brasileira de Geografia. Pesquisador do CNPq e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.

Manoel do Couto Fernandes, Programa do Pós-Graduação em Geografia/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão da UFRJ. Atualmente é o coordenador do GEOCART (Laboratório de Cartografia do Departamento de Geografia da UFRJ). Tem pós-doutorado na Universidade de Wolverhampton (UK) e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ. Desenvolve pesquisas na área de Geociências, com ênfase em Cartografia, Geoecologia e GIScience, orientando alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Em suas atividades profissionais e de pesquisa, interage com vários colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos nas áreas de Geoecologia, Cartografia, Cartografia Histórica, GIScience e Geomorfologia.

References

CORRÊA, R. L. O Espaço Urbano. 3ª Ed. São Paulo: Editora Ática S.A, 1995.

CRUZ, C. B. M.; FERNANDES, M. do C.; SILVA, W. R. da. (org.). Pesquisa e formação em Geografia: desafios de um mundo em transformação. Rio de Janeiro: Editora IVIDES, 2025. 364p. ISBN: 978-65-985676-1-3. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.14736562

SILVA, W. R.; NASCIMENTO, B. P. Ensino de Geografia e exclusão social. Buscando aproximação entre ensino, pesquisa e extensão universitária em uma escola socioeducativa. Revista Ensino de Geografia, v. 3, p. 138-160, 2020.

SANTOS, M; SILVEIRA. M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro / São Paulo: Record, 2001. 471 p.

SOBRAL, D. S. O direito à cidade em uma cidade gerida pelo medo: a territorialidade entre jovens em conflito com a lei no Rio de Janeiro. 2024. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Published

2026-01-18

How to Cite

Winter Ribeiro, R., Ribeiro da Silva, W., & Fernandes, M. do C. (2026). “Unity in diversity”: institutional profile and social role of a Postgraduate Program in Geography – the PPGG/UFRJ. Revista Da ANPEGE, 21(46). https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i46.20658

Issue

Section

Dossiê - Impactos Sociais dos PPGs em Geografia