“Unidad en la diversidad”: perfil institucional y rol social del Programa de Posgrado en Geografía – PPGG/UFRJ

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i46.20658

Palabras clave:

PPGG/UFRJ, Unidade na diversidade, Pós-graduação em Geografia, Políticas públicas, Inserção social

Resumen

El Programa de Posgrado en Geografía de la Universidad Federal de Río de Janeiro (PPGG/UFRJ), creado en 1972, se ha consolidado como un espacio singular en el panorama nacional de posgrados, marcado por el principio de la "unidad en la diversidad. A diferencia de programas estructurados en torno a una matriz epistemológica dominante, el PPGG/UFRJ nació de la pluralidad de formaciones de su cuerpo docente y de la convivencia de diferentes tradiciones de la Geografía. Este artículo analiza la trayectoria histórica, el perfil institucional y los impactos sociales, científicos y culturales del PPGG/UFRJ, y examina cómo los impactos del programa trascienden el plano académico, manifestándose en la contribución a políticas públicas, en la actuación junto a comunidades tradicionales y movimientos sociales, en la formación de profesores de educación básica y superior, en el desarrollo de tecnologías sociales y ambientales y en el liderazgo en debates sobre temas fundamentales para la sociedad brasileña. Su trayectoria demuestra la vitalidad de un proyecto colectivo en el que la diversidad se transforma en unidad disciplinaria, relevancia social y excelencia académica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Winter Ribeiro, Programa do Pós-Graduação em Geografia/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Geógrafo com doutorado pela Univesidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e estágio doutoral na Université de Pau et des Pays de lAdour, França. Professor Associado do Departamento de Geografia da UFRJ, atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ (nível 7 da Capes) e do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) (Nível 4 da Capes). É um dos coordenadores do Laboratório Geoppol (Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Território) e foi editor da Revista Espaço Aberto (2014-2024). Membro do International Council on Monuments and Sites (ICOMOS), eleito como conselheiro da Região Sudeste no Conselho Diretor para o mandato 2024-26. Membro eleito do Conselho Científico da Association Internationale de Géographie Francophone (AIGF). Atuou em diferentes projetos na área de preservação do patrimônio e da paisagem, entre os quais a preparação do dossiê de inscrição do Rio de Janeiro na Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO (2009-2012) e seu Plano de Gestão (2012-2014). Entre suas publicações estão os livros Paisagem Cultural e Patrimônio (IPHAN, 2007), Rio de Janeiro, paisagens entre a Montanha e o Mar / Rio de Janeiro, landscapes between the mountain and the sea (UNESCO, 2016) e a organização das coletânea Espaços da Democracia (Bertrand Brasil, 2013) e A Política da Paisagem (Terra Escrita, 2022). Pesquisador nível C do CNPq como Bolsista Produtividade e Cientista do Nosso Estado da Faperj. Codiretor da Cátedra UNESCO Patrimônio e Paisagem Cultural. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Política, Patrimônio Cultural e Política da Paisagem.

William Ribeiro da Silva, Programa de Pós-Graduação em Geografia/Universidade Federal do Rio de Janeiro

É professor Titular do Departamento de Geografia e Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, atuando em ensino, pesquisa e extensão. Foi Coordenador do PPGG/UFRJ (2021-2024), Chefe do Departamento de Geografia da UFRJ (2012-2016), Tutor do Grupo PET/Geografia/UFRJ (2010-2016). Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Foi Visiting Researcher na City University of New York (CUNY), nos Estados Unidos, para estudos de Pós-doutoramento, com bolsa do CNPq (2018-2019). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção do Espaço Urbano e redefinições regionais; Reestruturação espacial; Agentes econômicos e dinâmicas espaciais; Ensino de Geografia. Coordenador da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (ReCiMe), do Grupo de Pesquisa sobre Reestruturação e Centralidade (GRUCE) e do Laboratório de Gestão do Território (Laget); Orientador de Iniciação Científica, Monografia, Mestrado e Doutorado em Geografia. Supervisor de Pós-doutoramento. É coordenador do INCT/ReCiMe Rede de pesquisadores sobre Cidades Médias ReCiMe Urbanização contemporânea e as cidades médias brasileiras (CNPq) e dos projetos de pesquisa: -Reestruturação Urbana do Estado do Rio de Janeiro, com financiamento da FAPERJ (edital de Projetos temáticos); -REESTRUTURAÇÃO URBANA CORPORATIVA: REDES DE SHOPPING CENTERS NO BRASIL (PQ-B/CNPq) e -Reestruturação Urbana e cidades médias: Brasil, Chile e Espanha (chamada ConhecBrasil-REDES/CNPq), além do projeto de extensão Oficinas de Geografia Urbana, apoiado pela PR5/UFRJ e CAPES/PROEXT-PG. Membro do Conselho Editorial da Revista Cidades e da Revista Espaço Aberto e Membro do conselho científico das revistas Geografia em Atos; Formação; Caderno Prudentino de Geografia, Geografia e pesquisa, Geousp, Revista da ANPEGE, Cadernos Metrópole, Revista Brasileira de Geografia. Pesquisador do CNPq e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.

Manoel do Couto Fernandes, Programa do Pós-Graduação em Geografia/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão da UFRJ. Atualmente é o coordenador do GEOCART (Laboratório de Cartografia do Departamento de Geografia da UFRJ). Tem pós-doutorado na Universidade de Wolverhampton (UK) e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ. Desenvolve pesquisas na área de Geociências, com ênfase em Cartografia, Geoecologia e GIScience, orientando alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Em suas atividades profissionais e de pesquisa, interage com vários colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos nas áreas de Geoecologia, Cartografia, Cartografia Histórica, GIScience e Geomorfologia.

Citas

CORRÊA, R. L. O Espaço Urbano. 3ª Ed. São Paulo: Editora Ática S.A, 1995.

CRUZ, C. B. M.; FERNANDES, M. do C.; SILVA, W. R. da. (org.). Pesquisa e formação em Geografia: desafios de um mundo em transformação. Rio de Janeiro: Editora IVIDES, 2025. 364p. ISBN: 978-65-985676-1-3. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.14736562

SILVA, W. R.; NASCIMENTO, B. P. Ensino de Geografia e exclusão social. Buscando aproximação entre ensino, pesquisa e extensão universitária em uma escola socioeducativa. Revista Ensino de Geografia, v. 3, p. 138-160, 2020.

SANTOS, M; SILVEIRA. M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro / São Paulo: Record, 2001. 471 p.

SOBRAL, D. S. O direito à cidade em uma cidade gerida pelo medo: a territorialidade entre jovens em conflito com a lei no Rio de Janeiro. 2024. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado

2026-01-18

Cómo citar

Winter Ribeiro, R., Ribeiro da Silva, W., & Fernandes, M. do C. (2026). “Unidad en la diversidad”: perfil institucional y rol social del Programa de Posgrado en Geografía – PPGG/UFRJ. Revista Da ANPEGE, 21(46). https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i46.20658

Número

Sección

Dossiê - Impactos Sociais dos PPGs em Geografia