A relevância do pensamento freiriano no ensino de geografia na perspectiva da pedagogia espacial

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i44.19884

Mots-clés :

Ensino de Geografia, Pedagogia Espacial, Conhecimento, Paulo Freire, Milton Santos

Résumé

O objetivo da pesquisa é analisar as ideias freirianas no ensino de geografia na perspectiva da pedagogia espacial. Pedagogia esta, em processo de construção ao longo das últimas décadas e muito embasada no pensamento de Paulo Freire e outros pensadores críticos. A metodologia do trabalho é qualitativa, recorrendo as obras de referências de Paulo Freire e obras de geógrafos e educadores que teceram relações entre as contribuições freirianas e o ensino de geografia. A pesquisa apresenta e contextualizamos a pesquisa de geógrafos e educadores que teceram relações entre as contribuições freirianas e o ensino de geografia no Brasil nas duas últimas décadas deste século. O texto também faz apontamentos característicos da Pedagogia Espacial baseada em Milton Santos e Paulo Freire. Devemos aprender com Paulo Freire e esperançar por tempos melhores, mas esses só virão, com a prática transformadora rumo a educação libertadora.

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Clézio dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professor Associado III de Ensino de Geografia do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

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Publié-e

2025-05-03

Comment citer

dos Santos, C. (2025). A relevância do pensamento freiriano no ensino de geografia na perspectiva da pedagogia espacial. Revista Da ANPEGE, 21(44). https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i44.19884

Numéro

Rubrique

Geografia Brasileira na UGI: temas e perspectivas