Avanços e perspectivas da pós-graduação no Brasil
o caso do Programa de Pós-Graduação em Geografia da universidade estadual Vale do Acaraú/Uva, Sobral, Ceará
DOI:
https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17467Keywords:
Pós-Graduação em Geografia, Mestrado acadêmico em Geografia, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Produção científica, InternacionalizaçãoAbstract
Este texto apresenta os resultados do trabalho realizado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), denominado PROPGEO/UVA. No contexto das ações e metas constituídas ao longo de sua existência, priorizando as turmas de 2013-2020, período este a que se foram atribuídas duas avaliações da Capes. Contudo, informações de produções serão apresentadas nos anos de 2021 e 2022, pois refletem as últimas seleções de mestrados realizadas em 2019 e 2020. Na oportunidade, serão consolidados dados da equipe de professores e das ações voltadas ao fortalecimento das atividades acadêmico-científicas. Apresenta, ainda, informações dos egressos demostradas a partir de suas atividades desempenhas pós-término do curso e do processo de internacionalização em progresso que vem sendo implementado no programa desde o ano de 2018, a partir da participação de professores e estudantes em atividades e produção acadêmica de abrangência internacional. Como resultado do conjunto de ações e metas coletivas, observa-se que o PROPGEO/UVA vem se destacando do ponto de vista regional nas regiões Norte e Nordeste e já é possível observar a sua inserção no contexto nacional da pós-graduação em Geografia no Brasil, além de estar consolidando seu processo de internacionalização que ganha destaque com a produção acadêmica em parceria com instituições renomadas em outros países. Destacamos a inserção profissional dos egressos no mercado de trabalho. Esse resultado demostra a maturidade da produção acadêmica dos professores, a partir do fortalecimento do trabalho coletivo com resultados positivos para o corpo docente, corpo discente e para a sociedade.
Downloads
References
CAPES – Relatório Sucupira 2013-2016 – PROPGEOA/UVA.
CAPES – Relatório Sucupira 2017-2020 – PROPGEOA/UVA.
MEC. A democratização e expansão da educação superior no país 2003 – 2014. Brasília, DF, 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16762- balanco-social-sesu-2003-2014&Itemid=30192. Acesso em: 20 jul. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyrights and grant the Journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this Journal.
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the Journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or in a book chapter), with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and share their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Open Access - http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)