Aprender com a experiência: a busca por fontes para a história da Geografia escolar em bibliotecas de países da América Latina e Europa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2024.v20i42.19145

Palavras-chave:

história da Geografia Escolar, Consulta a fontes históricas, livros didáticos de Geografia

Resumo

Este texto resulta de vários anos de investigação e de dois projetos de pós-doutorado que têm como foco central o livro didático Leçons de Géographie par l’abbé Gaultier, traduzido/adaptado para o português e o espanhol, mas que circulou também em outros países e idiomas. L'abbé Gaultier, que viveu entre o final do século XVIII e início do XIX, foi professor em sua própria escola, localizada em Paris, criou um método de ensino aplicado a diversas disciplinas escolares e publicou livros didáticos com base nesse método. Neste texto, destacamos alguns procedimentos de investigação, como o acesso a instituições de guarda, a busca de fontes, a catalogação e captura de imagens, enfim, dificuldades e facilidades encontradas durante o trabalho realizado em bibliotecas de oito países, sendo três europeus e cinco latino-americanos. O objetivo é orientar novos pesquisadore(a)s sobre os procedimentos essenciais para o desenvolvimento de pesquisas em bibliotecas de países estrangeiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Adailza Martins de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2004), mestre em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1998) e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1985). Pós-doutorado em Geografia no Instituto de Geografia e Ordenamento Territorial IGOT, Universidade de Lisboa UL. Atualmente é professora titular da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Foi tesoureira da ANPEGE na gestão de 2018/19. É líder do Grupo de Pesquisa Ciência, Educação e Sociedade UFPB. Atua no PPGG UFPB. Tem experiência na área de pesquisa Educação Geográfica, com destaque para investigações no campo da História da Geografia Escolar, atuando com os seguintes temas: currículo, ensino de geografia, livro didático, saber escolar, formação de professor e metodologias de ensino

Referências

ISSLER, Bernardo. A geografia e os estudos sociais. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Geografia, UNESP. Presidente Prudente, 1973.

SOUSA NETO, Manoel Fernandes de. O Compendio Elementar de Geographia Geral e Especial do Brasil. In. Terra Brasilis [On-line], 1, 2000. Disponível em: <http://journals.openedition.org/terrabrasilis/283> Acesso em 12 dez./2021.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

Albuquerque, M. A. M. de. (2024). Aprender com a experiência: a busca por fontes para a história da Geografia escolar em bibliotecas de países da América Latina e Europa . Revista Da ANPEGE, 20(42). https://doi.org/10.5418/ra2024.v20i42.19145

Edição

Seção

Relatos de Projetos e Experiências