Aprender com a experiência: a busca por fontes para a história da Geografia escolar em bibliotecas de países da América Latina e Europa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2024.v20i42.19145

Palabras clave:

história da Geografia Escolar, Consulta a fontes históricas, livros didáticos de Geografia

Resumen

Este texto resulta de vários anos de investigação e de dois projetos de pós-doutorado que têm como foco central o livro didático Leçons de Géographie par l’abbé Gaultier, traduzido/adaptado para o português e o espanhol, mas que circulou também em outros países e idiomas. L'abbé Gaultier, que viveu entre o final do século XVIII e início do XIX, foi professor em sua própria escola, localizada em Paris, criou um método de ensino aplicado a diversas disciplinas escolares e publicou livros didáticos com base nesse método. Neste texto, destacamos alguns procedimentos de investigação, como o acesso a instituições de guarda, a busca de fontes, a catalogação e captura de imagens, enfim, dificuldades e facilidades encontradas durante o trabalho realizado em bibliotecas de oito países, sendo três europeus e cinco latino-americanos. O objetivo é orientar novos pesquisadore(a)s sobre os procedimentos essenciais para o desenvolvimento de pesquisas em bibliotecas de países estrangeiros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Adailza Martins de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2004), mestre em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1998) e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1985). Pós-doutorado em Geografia no Instituto de Geografia e Ordenamento Territorial IGOT, Universidade de Lisboa UL. Atualmente é professora titular da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Foi tesoureira da ANPEGE na gestão de 2018/19. É líder do Grupo de Pesquisa Ciência, Educação e Sociedade UFPB. Atua no PPGG UFPB. Tem experiência na área de pesquisa Educação Geográfica, com destaque para investigações no campo da História da Geografia Escolar, atuando com os seguintes temas: currículo, ensino de geografia, livro didático, saber escolar, formação de professor e metodologias de ensino

Citas

ISSLER, Bernardo. A geografia e os estudos sociais. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Geografia, UNESP. Presidente Prudente, 1973.

SOUSA NETO, Manoel Fernandes de. O Compendio Elementar de Geographia Geral e Especial do Brasil. In. Terra Brasilis [On-line], 1, 2000. Disponível em: <http://journals.openedition.org/terrabrasilis/283> Acesso em 12 dez./2021.

Publicado

2024-10-07

Cómo citar

Albuquerque, M. A. M. de. (2024). Aprender com a experiência: a busca por fontes para a história da Geografia escolar em bibliotecas de países da América Latina e Europa . Revista Da ANPEGE, 20(42). https://doi.org/10.5418/ra2024.v20i42.19145

Número

Sección

Relatos de Projetos e Experiências