Educação 4.0 e o ensino de geografia em espaços de criação digital: olhares para a realidade virtual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2024.v20i43.18787

Palavras-chave:

tecnologias digitais, educação 4.0, espaço de criação digital, docência em geografia

Resumo

O termo Educação 4.0 tem como uma de suas premissas, usar as tecnologias como ferramentas pedagógicas inovadoras que transformem as práticas educativas para facilitar e diversificar o processo de ensino-aprendizagem, atendendo a todos os alunos, e suas diferenças. Os espaços de criação digital têm se incorporado a escola e exigido do professor de geografia o domínio de um conjunto de saberes que transcendem e se articulam com os conhecimentos geográficos e que já estão presentes no chão da sala de aula, podendo assim, incorporar-se em sua prática pedagógica. Diante deste contexto, o artigo busca uma análise da adoção da Realidade Virtual (RV) em espaços de criação digital a partir de uma racionalidade prática como potencializadora para a construção de saberes e dos conhecimentos geográficos em contexto de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Kennedy Silva dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Ciências Geográficas. Bolsista de Produtividade do CNPQ.

Itallo Fernando de Freitas Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

BRITTO, R. R. Cibercultura: sob o olhar dos estudos culturais. São Paulo, Paulinas, 2009.

CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/7mpTx9mbrLG6Dd3FQhFqZYH. Acessado em 27/07/2024.

CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade; tradução Maria Luiza X de A. Borges, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

COSTA, C. O.; PELEGRINI, A. V. O design dos Makerspaces e dos Fablabs no Brasil: um mapeamento preliminar. Design & Tecnologia, v. 7, n. 13, p. 57-66, 2017. Disponível em: https://www.ufrgs.br/det/index.php/det/article/view/375. Acessado em 27/07/2024.

CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012. p. 45-47.

FÜHR, R. C.; HAUBENTHAL, W. R. Educação 4.0 e seus impactos no Século XXI. In. Educação no Século XXI - Volume 36 – Tecnologia/Organização: Editora Poisson, Belo Horizonte - MG: Poisson, 2019. p.61-66.

GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. São Paulo em perspectiva, v. 14, n. 2, p. 03-11, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/spp/a/hbD5jkw8vp7MxKvfvLHsW9D. Acessado me 27/07/2024.

AUTOR 2. O ensino de geografia e a realidade virtual em espaços de criação digital. Dissertação. Recife, Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Geografia da UFPE, 2021.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

LEMOS, A. Cidade digital: portais, inclusão e redes no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2008.

LÉVY, P. Cibercultura. trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora, v. 34, p. 260, 1999.

MASSI, M. L. G. Criação de objetos de aprendizagem gamificados para uso em sala de treinamento. Revista Científica Hermes, n. 17, p. 18-35, 2017. Disponível em: https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/304. Acessado em 27/07/2024.

MENDONÇA, H. A. Construção de jogos e uso de realidade aumentada em espaços de criação digital na educação básica. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, p. 106-127, 2018.

MORAES, E. C. Reflections on Soft Skills and their interfaces with BNCC in the context of Remote. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 10, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9412. Acessado em 27/07/2024.

MORAN, J. M. Novas Tecnologias e medicação pedagógica. Campinha, SP: Papirus, 2015.

MUTSCHELE, M. S.; GONSALES FILHO, J. C. Oficinas pedagógicas: a arte e a magia do fazer na escola. 5. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1998.

ORLANDI, C. T. R. e et al. Gamificação: uma nova abordagem multimodal para a educação. Biblios, n. 70, p. 17-30, 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.pe/scielo.php?pid=S1562-47302018000100017&script=sci_abstract. Acessado em 27/07/2024.

PRENSKY, Marc. Nativos digitais, Imigrantes digitais. Trad. Roberta de Moraes Jesus de Souza. Disponível em https://colegiongeracao.com.br/novageracao/2_intencoes/nativos.pdf. Acessado em: 27/07/2024.

RAMOS, J. L. Avaliação e Qualidade de Recursos Educacionais Digitais. Cadernos SACAUSEF V, Ministério da Educação, 2009.

Autor 1. Contribuições e desafios à prática docente na atualidade: uma mirada no uso das tecnologias da informação e comunicação como recursos pedagógicos no ensino de geografia. Caminhos De Geografia, 20(69), 193–206, 2019 https://doi.org/10.14393/RCG206941155. Acessado em 27/07/2024.

AUTOR 1; AUTOR 2. Cartilha Digital (Geo-RV) - Utilizando a Realidade Virtual (RV) no Ensino de Geografia, 2021 – Adaptado 2023. Disponível em www.ufpe.br/publicacoes. Acessado em 27/07/2024.

SANTOS, M. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. 2.ed. São Paulo: HUCITEC, 1998.

SCHWAB, K. A Quarta Revolução Industrial. Edipro: São Paulo, 2019.

TAYLOR, N.; HURLEY, U.; CONNOLLY, P. Making community: the wider role of makerspaces in public life'. CHI 2016 (Human-Computer Interaction conference), SIGCHI (Special Interest Group on Human Computer Interaction), 2016.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

Santos, F. K. S. dos, & Silva, I. F. de F. (2024). Educação 4.0 e o ensino de geografia em espaços de criação digital: olhares para a realidade virtual. Revista Da ANPEGE, 20(43). https://doi.org/10.5418/ra2024.v20i43.18787