Espaço como mundo da vida e a teoria do agir comunicativo
DOI:
https://doi.org/10.5418/ra2020.v16i31.11445Palavras-chave:
espaço, vida, teoria do agir comunicativoResumo
Apesar de sua origem na filosofia, o conceito mundo da vida apresenta forte sentido geográfico. O espaço, objeto de estudo da Geografia, não pode ser entendido sem a menção ao mundo e a vida humana. A análise da literatura indicou um uso pelos geógrafos do conceito mundo da vida apoiado nos estudos de Edmund Husserl, Alfred Schutz, Peter Berger e Thomas Luckman (Mello, 2005; Marinho, 2010; Buttmer, 2015; Suess; Leite, 2017). Assim, chama-se a atenção para uma perspectiva aberta na nossa ciência, diria até negligenciada, qual seja, uma leitura geográfica à luz da teoria do agir comunicativo de Jurgen Habermas. Trata-se de apontamentos teórico-metodológicos resultantes de discussões, estudos e pesquisas empíricas (Autor, 2006, 2011a, 2014, 2015). Logo, o espaço é concebido como mundo da vida, constituído pelo mundo objetivo, mundo intersubjetivo e mundo subjetivo, associados, respectivamente, aos modelos culturais, às normas sociais e às estruturas de personalidade.
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