Variação sazonal na produção de forragem de clones intra e interespecíficos de capim-elefante
DOI:
https://doi.org/10.30612/agrarian.v10i38.4072Palavras-chave:
Pennisetum purpureum, Schum, regressão polinomial, sazonalidadeResumo
O capim-elefante (Pennisetum purpureum, Schum.) é uma gramínea perene, adaptando-se às condições climáticas predominantes em quase todo o país. Entretanto, em muitas regiões, aproximadamente 70 a 80% da sua produção concentra-se na época das chuvas. Essa sazonalidade de produção de forragem é atribuída às baixas precipitações e temperaturas que ocorrem no período de inverno. O trabalho objetivou avaliar a sazonalidade da produção forrageira de clones intra e interespecíficos de capim-elefante, por meio de regressão polinomial conjunta. O experimento foi conduzido no período de abril/2004 a novembro/2005, no campo experimental da Embrapa Gado de Leite em delineamento de blocos completos casualizados, com duas repetições e 49 tratamentos. Houve diferenças significativas entre os tratamentos para massa de forragem. Os genótipos de capim-elefante CNPGL 96-27-3, CNPGL 93-41-1, CNPGL 92-37-5 e CNPGL 91-11-2 apresentaram elevado potencial de produção de massa de forragem independente da época de cultivo, caracterizando-se como de grande potencial para utilização na região da Zona da Mata de Minas Gerais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores autorizam a publicação do texto na da revista;
É reservado aos editores o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
A Agrarian não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores;
Autores garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outro periódico;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
- Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.